Como identificar oportunidades de crescimento vivendo no exterior?
Viver no exterior oferece uma infinidade de oportunidades de crescimento pessoal, profissional e cultural.
No entanto, identificar e aproveitar essas oportunidades pode parecer desafiador em meio a uma nova cultura e ambiente.
Principalmente nos casos em que há, não só um indivíduo, mas, sim, toda uma família que precisa sobreviver e encontrar meios de conquistar uma boa vida em outro país.
Logo, para ajudá-lo a viver, ao máximo, essa nova experiência, aproveitando todos os benefícios que essa mudança de ares pode oferecer, aqui estão algumas dicas que irão possibilitar a você o reconhecimento de oportunidades de crescimento pessoal e profissional enquanto vive no exterior.
Vem comigo!
1. Para identificar oportunidades de crescimento no exterior, esteja aberto à experiência
Mantenha uma mente aberta e esteja disposto a experimentar coisas novas.
Em outras palavras, fique por dentro de todos os principais aspectos e características culturais da região onde escolheu viver e aprenda a conviver com essa cultura.
Para tanto, esteja receptivo a diferentes costumes, tradições, hábitos regionais e maneiras de pensar e, em vez de criticar, busque entender essas nuances culturais adaptando-se a elas.
Dessa forma, você estará mais preparado para aproveitar novas experiências que poderão levá-lo a oportunidades de crescimento pessoal e profissional e, também, descobrirá novas perspectivas sobre o que quer da vida.
2. Para identificar oportunidades de crescimento no exterior, conecte-se com a comunidade local
Integre-se à comunidade local participando de eventos, clubes ou atividades locais.
Ademais, seja gentil e prestativo com vizinhos, conhecidos, colegas próximos e com os seus colegas de trabalho. Afinal, muitas vezes, atitudes simples, dotadas de simpatia, presteza e empatia, podem trazer grandes recompensas, tratando-se de emprego e melhoria de vida.
Portanto, atente-se às pessoas que estão ao seu redor e, assim, construirá relacionamentos significativos, aprendendo sobre a cultura local e descobrindo oportunidades de envolvimento e crescimento pessoal na região onde decidiu estabelecer residência.
3. Para identificar oportunidades de crescimento no exterior, esteja atento às necessidades locais
Observe as necessidades e lacunas na comunidade local e pense em maneiras de contribuir para preenchê-las.
Quer um plano de ação para iniciar esse processo? Então vamos lá!
Pense, primeiro, na cultura do seu país de origem, e em seguida, comece a avaliar a possibilidade de comercializar produtos, que você sabe que são atrativos, mas que, por sua vez, não são comuns para a região.
Por exemplo, há um tempo li uma matéria que contava a história de uma baiana que enriqueceu nos Estados Unidos vendendo misturas com sabores, que ela mesma desenvolveu, para o preparo de tapioca.
Ou seja, nesse caso, ela escolheu uma, dentre diversas oportunidades de crescimento que poderia explorar, apostou na ideia, investiu e trabalhou para popularizar o produto, ganhando, como recompensa, espaço nos mercados da região e o reconhecimento de sua marca.
Portanto, comece a avaliar opções favoráveis para você que envolvam desde o uso de habilidades pessoais específicas para a execução de serviços, até a criação de um negócio.
Dessa forma, conquistará seu espaço e crescerá exponencialmente no exterior.
4. Para identificar oportunidades de crescimento no exterior, amplie suas habilidades e conhecimentos
Aproveite as oportunidades de crescimento e aprendizado disponíveis no exterior, como cursos, workshops e programas de intercâmbio e comece a desenvolver um plano com vistas ao seu futuro.
Para isso, adquira novas habilidades e conhecimentos participando de eventos ou escrevendo-se em cursos de curta, média e longa duração e mantenha-se por perto da comunidade local.
Assim, poderá informá-los sobre o seu avanço e conquistas e terá maiores chances de ser indicado para trabalhos e carreiras que exijam habilidades e conhecimentos específicos que você acabou de adquirir.
5. Para identificar oportunidades de crescimento no exterior, cultive a resiliência
Viver no exterior pode apresentar desafios únicos, como choque cultural, solidão ou barreiras linguísticas.
Sendo assim, evite abalar-se diante das dificuldades iniciais relacionadas à adaptação cultural e ao idioma, e cultive a resiliência e a capacidade de se adaptar a novas situações e adversidades.
Por exemplo: toda vez que se sentir sozinho e desconectado desta nova região, saia para caminhar e misture-se à população local, puxando conversa e pedindo ajuda em relação à pronúncia das palavras e ao aprendizado do idioma. Ou, se possível, comece a frequentar clubes que o aproximem da comunidade local, ajudando-o a minimizar barreiras interpessoais.
Assim, aprenderá coisas novas e conhecerá novas pessoas durante todo o seu processo de adaptação, transformando desafios em oportunidades de crescimento pessoal e aprendizado.
Considerações finais
Viver no exterior é uma experiência enriquecedora que oferece uma ampla gama de oportunidades de crescimento pessoal, profissional e cultural.
Em vista disso, se está passando agora por essa grande aventura, busque manter sua mente aberta e conecte-se, de todas as formas possíveis, com as pessoas da região, aprendendo o idioma e ampliando suas habilidades e conhecimentos.
Agindo dessa maneira, você estará mais preparado para identificar e aproveitar as oportunidades de crescimento que o seu novo ambiente tem a oferecer e, o melhor de tudo… fará dessa experiência a melhor de toda a sua vida!
Legal né? Então me conta:
Já pensou em morar no exterior? Se já mora ou morou, acredita que conseguiu aproveitar as oportunidades de crescimento oferecidas pela cidade/país escolhido?
Divida comigo sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional