Como manter uma atitude positiva mesmo diante de problemas?
Manter uma atitude positiva nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, podemos ter problemas familiares, problemas no trabalho. E além destes, outros diferentes problemas que afetam não só a nossa saúde física, mas também a nossa saúde mental.
Sim, sei que repeti a palavras problemas diversas vezes. Por isso afirmo que foi intencional e há um motivo para este ser um dos focos desta discussão.
Pois, é muito comum que esta simples palavra afete grande parte do nosso dia, prejudicando nosso humor e nossa atitude diante de adversidades. Portanto, caso tenha acordado nesta manhã pensando em como resolverá questões com um cliente irritado ou em como solucionará um erro de procedimento, não se sinta mal por isso.
Todos nós perdemos produtividade e gastamos energia quando precisamos encontrar alternativas para as mais diferentes “surpresas” do dia a dia.
Logo, a questão central não é tentar fugir de nossos problemas, mas sim encontrar meios de manter uma atitude positiva, mesmo diante deles.
Por que é importante manter uma atitude positiva quando nos deparamos com problemas?
Quando conseguimos manter uma atitude positiva, independentemente do que aconteça, lidamos melhor com o estresse. Assim, descobrimos novas formas de afastar pensamentos negativos adotando perspectivas e ações mais saudáveis.
Dessa forma, desenvolvemos melhor os nossos relacionamentos. E, na mesma medida, fortalecemos nosso sistema imunológico, desviando nosso foco de problemas que podem afetar nosso sono e consequentemente, nossos processos cognitivos.
Como manter uma atitude positiva mesmo diante de adversidades?
1. Seja sempre grato
Experimente anotar, ao menos uma vez por dia, um motivo pelo qual se sente grato. De preferência, faça disto um hábito e desenvolva-o todas as manhãs. Por exemplo, ao despertar do sono, observe o nascer do sol e agradeça por ter a oportunidade de estar vivo e poder admirar esta visão. No dia seguinte, atente-se a tudo que está a sua volta e anote o quanto se sente grato pelas coisas que conquistou, citando algo em particular. Na próxima manhã, escolha algo pessoal ou alguém de sua família e vá adicionando aos poucos elementos diários e particulares à sua lista.
Assim, perceberá a sua evolução através da melhora do seu humor e da adoção de atitudes positivas frente aos desafios vivenciados na sua rotina.
2. Para manter uma atitude positiva pratique o autocuidado
Quando se sentir sufocado por questões familiares ou do trabalho, ao invés de dar um passo para frente, dê um para trás e avalie suas necessidades. Se possível, presenteie-se com algo simples, mas que deseja há muito tempo. Nesse sentido, você não precisa parar tudo para fazer uma autoanálise profunda da sua vida. Afinal, esse é um processo árduo e deve ser feito aos poucos. Sendo assim, de início, concentre-se em avaliar como está a sua saúde física e mental e estabeleça pequenas práticas para aliviar o estresse.
Dedique um tempo do seu dia para pensar em coisas que deseja realizar e faça a si mesmo pequenos agrados.
3. Estabeleça estratégias para aproveitar ao máximo sua manhã
Acorde alguns minutos mais cedo e faça algo que ative o seu bom humor. Nesse contexto, você pode ouvir as suas músicas preferidas, dançar, meditar, praticar alguma atividade física rápida ou ainda, preparar um prato mais elaborado para o seu café da manhã.
Aqui, todo tipo de atividade é bem-vinda, desde que tenha como objetivo principal elevar a sua energia e o seu otimismo para encarar os desafios do dia a dia.
4. Para manter uma atitude positiva não se leve tão a sério
Ninguém consegue manter uma atitude positiva estando sério, concentrado e distante dos demais o tempo todo. Portanto, independentemente de onde esteja, tente adotar uma postura mais brincalhona e seja mais receptivo quando fizerem piadas ou brincarem com você.
Sorria, participe ativamente deste tipo de interação e permita que o bom humor de outras pessoas desperte a sua alegria.
Adotando esta estratégia, você perceberá a diminuição do seu estresse e se sentirá mais disposto para lidar com situações difíceis em casa e também no trabalho.
5. Estabeleça metas de longo prazo e pare de se pressionar por questões do tempo presente
Não tente solucionar tudo de uma única vez. Antes de tomar uma decisão, observe onde está, o que pode fazer no momento e os prós e contras da sua interferência no tempo presente. Dessa forma, não sofrerá com as consequências de uma atitude impensada e conseguirá encontrar novas formas de lidar com os seus problemas ou com os seus projetos futuros. Afinal, para manter uma atitude positiva frente a desafios, você precisa ter em mente que nem sempre as respostas aparecem imediatamente. E que, às vezes, é preciso dar tempo ao tempo para encontrar a melhor estratégia ou definir um melhor caminho para a conquista de objetivos.
Então, estabeleça suas metas sem pressa pressa. Faça o que estiver ao seu alcance agora e planeje com calma seus próximos passos.
6. Para manter uma atitude positiva aprenda a descansar
Não estique o seu horário de trabalho para além do tempo em que é capaz de manter sua produtividade em alta. Quando se sentir cansado, faça pequenas pausas, levante-se, estique a sua coluna e se possível, saia para tomar um café e caminhe um pouco. Evite trabalhar por mais de 2 horas seguidas e afaste-se das famosas horas extras (a não ser que sejam altamente necessárias ou uma exigência da empresa).
Dessa forma, diminuirá o seu estresse e aumentará seu desempenho. Pois, sempre dedicará uma parte do seu tempo de intervalo para respirar e cuidar um pouco de si.
Agora que está equipado e preparado para manter uma atitude positiva em casa e no trabalho, aproveite este espaço e compartilhe comigo as suas experiências.
Quer saber como? Que tal me contar o que você faz para manter uma atitude positiva diante dos seus problemas?
Lembre-se, o que já funcionou para você pode ser de grande valor para aqueles que estão passando pelo mesmo problema.
Sem mais a acrescentar, por hoje lhe desejo um ótimo dia e uma excelente experiência de leitura.
Até a próxima pessoal!