Como o intraempreendedorismo contribui para o sucesso empresarial?
Nos ambientes empresariais modernos, a inovação é uma moeda valiosa, por esse motivo, o intraempreendedorismo tornou-se uma prática comum em muitas empresas.
Afinal, quando as empresas conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, trazendo ideias inovadoras para dentro de suas estruturas e para a tomada de decisões, ganham uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Nesse contexto, o intraempreendedorismo torna-se uma ferramenta poderosa, enquanto proporciona uma cultura de crescimento e inovação no interior das empresas, fazendo-as operarem de forma mais coesa e assertiva.
Tendo essas considerações em pauta, agora te pergunto: você sabe o que é intraempreendedorismo.
Não… Então vamos iniciar este artigo explicando o conceito.
O que é intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo, refere-se à prática de funcionários agirem como empreendedores em uma organização.
Em termos mais simples, você, no papel de funcionário e atuando como intraempreendedor, usa suas habilidades, conhecimentos e experiência para contribuir com o crescimento da organização onde trabalha, tendo a liberdade de empreender e de agir como se estivesse cuidando de seu próprio negócio.
Viu como é simples?
Logo, em vez de apenas seguir ordens ou executar tarefas, como intraempreendedor, cabe a você buscar constantemente por novas oportunidades, propor ideias inovadoras e assumir riscos calculados para impulsionar o crescimento da empresa. Tudo isso, com o apoio e aval dos administradores, gestores e proprietários do negócio.
O que torna o intraempreendedorismo uma estratégia extremamente lucrativa para as organizações e segura para os trabalhadores. Pois, enquanto as empresas passam a ter em seu interior pessoas com perfil empreendedor, que usam seus dons para proporcionar o crescimento e a inovação do local onde atuam, os trabalhadores passam a agir como empreendedores, sem o ônus de ter que investir tempo e dinheiro em um negócio que poderia ou não dar certo.
Fomentando a cultura intraempreendedora nos negócios
Uma cultura que valoriza o intraempreendedorismo é aquela que incentiva a autonomia, a criatividade e a colaboração entre funcionários.
Sendo assim, para as organizações, a adoção dessa prática possibilita, além da conquista de um ambiente de trabalho harmonioso e inovador, o alcance de metas e objetivos de forma muito mais ágil e eficiente.
Pois, ao contratar um número diversificado de profissionais, com diferentes conhecimentos e habilidades, dando-lhes liberdade para agir e tomar decisões, a empresa passa a contar com equipes altamente competentes que almejam não só o alcance dos objetivos propostos, mas também a evolução delas e da empresa, em sua totalidade.
Assim, considerando-se uma parte importante daquele espaço, os funcionários sentem-se livres para explorar suas ideias e para falhar ocasionalmente, aprendendo com seus erros, sem punições ou represálias.
Condição que os faz sair da posição de simples executores de tarefas para se tornarem agentes ativos na busca por novas oportunidades de negócios.
Como o intraempreendedorismo impulsiona o sucesso empresarial?
O intraempreendedorismo traz inúmeros benefícios que possibilitam o alcance do sucesso empresarial, e dentre os quais podemos destacar: a inovação, a flexibilidade e a atratividade de talentos.
Primeiramente, em termos de inovação, o intraempreendedorismo faz com que seus adeptos busquem, sempre, por novas formas de melhorar produtos, processos ou serviços. Por essa razão, se você se considera uma pessoa criativa e visionária, contudo, não tem condições de investir em um negócio próprio, essa pode ser uma excelente estratégia em termos de aprendizagem e experiência. Afinal, é dentro dessa cultura de inovação continua que você contribuirá com seus dons e talentos, auxiliando a empresa a manter-se relevante e competitiva no mercado.
Em segundo lugar, tratando-se de flexibilidade, têm-se que destacar que as empresas que possuem uma mentalidade intraempreendedora geralmente estão mais aptas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado. Condição que gera maior segurança por parte dos funcionários que se sentem ouvidos, representados e tendem a participar, cada vez mais, para garantir que a organização sempre esteja à frente de seus concorrentes, tornando-se uma referência em seu ramo de mercado.
Por fim, tendo em vista a atratividade de talentos, é importante salientar que funcionários talentosos são atraídos por empresas que valorizam o intraempreendedorismo. Logo, não é surpresa para nenhum de nós que eles queiram trabalhar em ambientes que os desafiem, que ofereçam oportunidades de crescimento, e principalmente, que valorizem suas ideias e conhecimentos.
Portanto, se deseja colocar à prova seus dons e habilidades, minha dica é que busque por empresas que tenham uma cultura voltada ao intraempreendedorismo, pois assim, contribuirá por meio de sua experiência e competência, e aprenderá através de seus erros e acertos, tornando-se um profissional mais capacitado e disputado no mercado de trabalho.
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional