Como preparar a sua empresa para 2023?
Você sabe como preparar a sua empresa para 2023? Já deu os primeiros passos para organizar a sua empresa com vistas ao sucesso no ano que se aproxima?
Todos nós sabemos como é difícil organizar uma empresa para o próximo ano. Primeiramente, é preciso fazer um levantamento do estoque ou dos gastos gerais, observando o que sobrou e tudo que foi consumido ou vendido.
Em segundo lugar, há a necessidade de avaliar o caixa para verificar se existem reservas suficientes para investimentos ou para o início das atividades.
E, por fim, existem outros inúmeros levantamentos que, dependendo do tipo de organização, são essenciais para a manutenção do negócio.
Logo, antes de “arrancar os cabelos” tentando resolver tudo de uma única vez, o ideal é que você aja com cautela. Afinal, final do ano também é tempo para descanso e para ficar com a família.
Razão pela qual, deixo nas próximas linhas deste artigo algumas dicas que, com certeza, o ajudarão a preparar a sua empresa para 2023 de maneira eficaz e com o mínimo de estresse.
Me acompanha?
1. Para preparar a sua empresa para 2023 faça um levantamento dos seus resultados em 2022
Se você deseja ter um ano ainda melhor a partir do dia primeiro de janeiro, precisa, antes de mais nada, avaliar tudo o que conquistou no ano anterior.
Em vista disso, revise todas as suas vitórias, sejam essas grandes ou pequenas, e defina o que deseja melhorar no próximo ano.
Para tanto, faça a si mesmo as seguintes perguntas: Qual foi meu lucro total no ano anterior? Preciso de mais alguma fonte de receita? Minhas vendas ou serviços atingiram o patamar esperado? Meus funcionários estão alcançando bons resultados? Preciso ampliar o número de funcionários do meu negócio? Minha marca está passando a imagem correta para o meu público-alvo?
Enfim, negócios diferentes exigem avaliações diferentes. Portanto, para preparar a sua empresa para 2023, observe o seu nicho e faça um levantamento coerente confrontando resultados alcançados e objetivos esperados.
Assim, terá mais facilidade para observar seus erros e estará mais preparado para agir eficientemente no ano que se aproxima.
2. Crie metas de vendas ou de prestação de serviços
Para preparar a sua empresa para 2023, outra boa alternativa é estabelecer, já de início, quais serão as metas principais para esse novo ano.
Sendo assim, analise todas as métricas alcançadas no ano anterior e defina o quanto poderá ampliá-las ou melhorá-las.
Para isso, avalie, por exemplo, qual foi o seu resultado de vendas anual, divida pela quantidade de vendas mensais e separe o quanto cada vendedor conseguiu entregar.
Dessa forma, conseguirá observar o desempenho individual de seus funcionários e estabelecer o quanto podem melhorar.
Nesse caso, vale destacar que metas só são atingidas com algum incentivo. Por essa razão, antes de desenvolver uma nova planilha de metas, pense em formas de incentivar e premiar seus funcionários. Eles merecem ser reconhecidos pelo esforço e desempenho dedicados ao seu negócio.
Lembre-se sempre daquele velho ditado: “Uma mão lava a outra”.
3. Para preparar a sua empresa para 2023 ajuste suas estratégias
Você nunca atingirá as metas estabelecidas se não modificar suas estratégias.
Motivo pelo qual, para preparar a sua empresa para 2023, é essencial que direcione com cuidado seus próximos passos. Afinal, resultados diferentes só são alcançados através de ações diferentes.
Portanto, anote tudo o que deseja conquistar e, em seguida, desenvolva ideias que o permitam atingir seus objetivos.
Entenda que toda estratégia exige organização, cronograma e análise de viabilidade. Logo, seja coerente e consistente. Antes de determinar onde quer ir, estabeleça caminhos, antecipe obstáculos e crie passos que possibilitem o crescimento do seu negócio.
4. Defina com calma o seu orçamento para o próximo ano
O que você pretende alcançar? Qual rendimento espera atingir? Quais são seus custos operacionais atuais? Qual receita espera alcançar em 2023? Tem o suficiente para realizar um investimento? Pode cortar alguma despesa?
Ufa… São muitas questões não é mesmo?
Mas, é exatamente dessa forma que a sua análise de orçamento deve ser realizada.
Pense da seguinte forma: Para preparar a sua empresa para 2023, você precisa determinar tudo o que deixou de fazer no ano anterior. Por isso, é muito importante que estabeleça desde já o quanto tem disponível em caixa para iniciar suas atividades e, principalmente, o quanto de capital precisará levantar.
Seja por meio de empréstimos ou através de cortes de despesas, esteja ciente de que todo esforço dedicado ao crescimento da empresa vale muito a pena.
5. Para preparar a sua empresa para 2023 não se esqueça dos tributos
Sabemos que no Brasil a carga tributária prejudica demais todo e qualquer empregador.
Em vista disso, antes de iniciar seu planejamento para preparar a sua empresa para 2023, agende uma reunião com o seu contador.
Aproveite esse momento para verificar o quanto tem gasto com tributos e tente, junto a ele, definir estratégias que diminuam seus encargos, considerando seu tipo de atividade e a área na qual atua.
Aceite sugestões, faça cortes de gastos e adote hábitos sustentáveis de produção.
Muitas vezes, aquilo que parece barato pode sair muito caro. Por essa razão, seja consciente, pesquise e converse com pessoas que possam lhe ajudar. Comece hoje a diminuir seus custos e tente compensar seus gastos tributários adotando novas formas de produção ou de prestação de serviços.
Acredite, você sentirá “no bolso” o valor dessa decisão.
6. Atualize seu website e suas redes sociais
Vivemos em uma era altamente tecnológica. Portanto, não adianta agir com teimosia ou continuar a insistir em estratégias antiquadas de marketing e autopromoção.
Entenda que, assim como o mundo mudou, o perfil do consumidor também mudou.
Sendo assim, para preparar a sua empresa para 2023, você também precisa se atualizar e aceitar que hoje, investir em um website interessante e informativo, bem como em suas redes sociais, não é mais sinônimo de futilidade, mas sim de necessidade.
Então, contrate profissionais qualificados para criar um layout interessante para as suas mídias e, de preferência, um profissional de marketing qualificado para alimentá-las.
Assim, estará onde seu público-alvo está e ganhará um maior destaque frente aos seus concorrentes.
7. Para preparar a sua empresa para 2023 agende uma reunião com os seus funcionários
Organize uma breve reunião de equipe em dezembro desse ano e oriente seus funcionários acerca dos seus planos futuros.
Contudo, mantenha o foco nos assuntos principais e evite fazer cobranças. Mesmo porque, esse será um momento para discutir um novo direcionamento, mas que também pode ser aproveitado para o levantamento e compartilhamento de ideias e sugestões.
Logo, aproveite para ouvir o que seus funcionários tem a lhe dizer e ofereça feedbacks para as suas equipes. Demonstre que valoriza o trabalho e a dedicação deles e mostre gratidão pelo desempenho apresentado no ano de 2022.
Afinal, para preparar a sua empresa para 2023, você precisa cuidar do capital mais precioso da sua empresa: o capital humano.
Considerações finais
Dezembro é um mês agitado para todos nós. Temos família para cuidar, metas para organizar e viagens e encontros para planejar. No entanto, você pode fazer uma grande diferença para o futuro de sua empresa realizando muito pouco.
Por esse motivo, sugiro que selecione alguns itens dessa lista e comece, desde já, a preparar a sua empresa para 2023 de maneira segura, eficaz e com alto grau de assertividade.
E agora me conta: Como você organiza a sua empresa a cada começo de ano?
Compartilhe conosco a sua experiência e opinião!