Como reinventar a sua carreira após os 40?

Reinventar sua carreira após os 40 anos não é algo impossível, que necessita do auxílio da sorte, ou que só acontece como um privilégio para poucos.

Todos nós passamos por diversos dilemas pessoais e profissionais ao longo de nossas vidas. Portanto, não são raros os casos de pessoas que descobrem aos 40 ou 50 anos de idade suas verdadeiras vocações.

E tudo bem mudar, se você acredita que chegou mesmo a hora de seguir um novo rumo em sua vida. Isso, por si só, já é um grande avanço. Afinal, muitos indivíduos, diante do medo, preferem viver no comodismo mesmo quando são clareados por essa revelação.

Então, se percebeu que não é feliz na sua profissão atual e deseja reinventar sua carreira, que tal começar trabalhando a sua existência interior. Mudanças só ocorrem de forma satisfatória quando começam de dentro e criam reflexos positivos do lado de fora.

Sendo assim, caso esteja convencido e certo sobre a sua intenção de buscar por uma nova carreira, aqui estão algumas dicas que facilitarão a sua trajetória rumo ao sucesso.

Descubra por que quer reinventar sua carreira

Ninguém decide mudar de carreira sem um ou mais motivos. Logo, antes de correr os riscos envolvidos nessa nova empreitada, pergunte-se: Por que desejo iniciar uma nova carreira?

Neste cenário, os motivos podem ser uma lista infinita de insatisfações ou apenas a necessidade de fazer algo com um maior nível de dificuldade e com mais significado. As motivações nunca são as mesmas e você não deve ter vergonha da sua ou se justificar, caso outros não compreendam sua decisão.

Pois, quando você pergunta a si mesmo o “porquê” tem como objetivo fortalecer a sua própria certeza e não agradar ou esclarecer dúvidas de terceiros. Assim, ao encontrar sua resposta, conseguirá ser mais assertivo frente às oportunidades que deseja buscar, através da criação de um plano de ação.

Além disso, seja por questões internas ou externas, ao decidir que chegou a hora de reinventar sua carreira, todo e qualquer “porquê” respondido, sempre te levará para um pouco mais perto de onde toca o seu coração e cada vez mais longe do seu ponto de angústia, estresse e insatisfação.

Faça um levantamento das suas habilidades, qualidades e dos seus pontos de melhoria

Antes de decidir reinventar sua carreira, observe com sinceridade suas habilidades, qualidades e pontos de melhoria.

Com relação às habilidades, verifique se tem recursos suficientes para investir em cursos de especialização para desenvolver-se em uma nova área ou se já possui o necessário para começar.

Nem sempre precisamos aprender algo novo de imediato. Pois, em áreas correlatas é possível iniciar as atividades com os conhecimentos já adquiridos e ir, aos poucos, agregando novos aprendizados.

Entretanto, novas áreas sempre exigirão novos conhecimentos e alguns investimentos. Razão pela qual, é preciso estar preparado mentalmente.

Antes de tomar qualquer decisão, pense no quanto pode investir hoje sem prejudicar muito seu orçamento. Não desanime se não puder realizar todas as especializações que precisava no momento presente. Faça o que estiver ao seu alcance e conquiste novas habilidades respeitando o seu tempo e sua segurança financeira.

O mesmo vale para as suas qualidades e pontos de melhoria.

Não tente resolver todas as suas falhas de uma única vez. Valorize suas qualidades, destaque-as, e vá devagarinho estabelecendo metas para aprimorar elementos comportamentais que te desagradam.

Você só conseguirá reinventar sua carreira quando aprender a valorizar tudo o que tem de bom, sem permitir que seus pontos de melhoria se sobreponham às suas habilidades e qualidades.

Para reinventar sua carreira siga seu coração e sua intuição

Se deseja, de verdade, reinventar sua carreira, aprenda a observar as dicas que o seu corpo te dá e escute a voz do seu coração e a sua intuição.

Para tanto, quando entrar no “modo rotina diária”, tire uns minutos para ouvir com atenção a sua voz interior. Pare de racionalizar e comece a sentir o que o seu “verdadeiro eu” tem a lhe dizer.

Assim, encontrará a alegria e o significado de suas motivações e entenderá como a sua vontade, talentos e dons poderão te ajudar a desbravar esse novo caminho que pretende traçar.

Autoavalie-se e peça para que outros te avaliem também. Pergunte para seus amigos e família quais são as qualidades mais perceptíveis em você e agradeça quando apontarem algum “defeito”. Afinal, o aprimoramento vem da melhoria contínua e só o alcançamos, quando consideramos todos os nossos atributos, na mesma medida em que, tentamos minimizar os efeitos de nossas falhas.

Mude sua presença online encaixando-a às suas novas intenções de carreira

Dê uma atenção especial as suas redes sociais e modifique seu perfil adicionando novas habilidades, capacitações e intenções, de acordo com a sua nova carreira.

Nesse sentido, ignore o preconceito e não se sinta intimidado por causa da sua idade. Deixe a sua marca no ambiente online mostrando que é flexível a mudanças e que tem muito orgulho de quem é, e também das suas decisões.

Sendo assim, crie um perfil forte e completo no LinkedIn, mostrando todos os atributos do seu “novo eu” e conecte-se com pessoas e empresas que possam te ajudar na missão de reinventar sua carreira.

Deixe a vergonha e a insegurança de lado e mostre para todos que você mudou e que está aberto para transformar, fazer e acontecer, em uma nova carreira.  

Para reinventar sua carreira pare de criar obstáculos para si mesmo

Muitas pessoas já seguiram o mesmo caminho tortuoso que você escolheu e todas também passaram por diversos momentos de dúvida. Logo, não transforme sua mente em sua maior inimiga e não crie obstáculos para o seu sucesso.

Esqueça por um momento a sua idade, os desafios, as inseguranças, as responsabilidades vindas da decisão e o investimento que fez na carreira que está hoje. Temos que concordar que se você não está feliz, no fim, nada disso tem importância, não é mesmo?

Então, ao invés de apenar sonhar e querer, realize e faça. Defina suas prioridades e estabeleça um plano de ação, sem abandonar de vez aquilo que já tem.

Lembre-se, reinventar sua carreira após os 40 anos será sim um desafio. Mas, ao mesmo tempo, é algo possível e fundamental para se manter relevante diante das exigências do mercado de trabalho atual e também feliz e realizado, atuando em uma área que tem tudo a ver com você.

E quanto a você: Já passou por uma “reinvenção de carreira”? Qual era a sua idade quando decidiu mudar de carreira?

Me conta nos comentários!

 Sirlei StoccheroMentora Internacional