Como ser mais consistente no trabalho?

Ser consistente no trabalho é uma característica que faz muita diferença dentro das organizações. Afinal, independente do seu cargo, função ou posição, seu valor sempre será percebido de acordo com o potencial que outros indivíduos enxergarem em você.

Por essa razão, podemos considerar que são as expectativas de terceiros que determinam o quão eficientes somos na execução de nossas tarefas diárias.

Pois, precisamos ser notados para ganharmos certo prestígio ou valor e, para isso, precisamos ser consistentes para comprovar que seremos sempre capazes de desenvolver, com eficiência, nossas tarefas.

Ficou muito complexo? Então pense da seguinte forma:

Imagine que você está trabalhando há anos em uma mesma organização e costuma ser visto como um exemplo a ser seguido pelas pessoas que trabalham com você. Todos admiram a sua capacidade de resolução de problemas, as suas habilidades de comunicação e a forma como organiza as suas tarefas.

Observe que existe um consenso geral de que você tem um grande potencial e seu histórico comprova isso. Logo, é visto como alguém confiável, responsável e, principalmente, consistente.

Em outras palavras, você faz e entrega aquilo que esperam de você. Condição que beneficia o seu desenvolvimento profissional e o crescimento da organização.

Assim, o empregador vê na sua consistência uma promessa, o que lhe dá a garantia de confiabilidade e longevidade. Já você, sendo consistente, ganha confiança e reconhecimento, o que lhe dá a oportunidade de crescer dentro da organização.

Portanto, para ser mais consistente no trabalho você precisará fazer disso um hábito. Então, para ajudá-lo, deixo a seguir algumas dicas que farão da sua consistência a sua marca registrada.

1. Para ser mais consistente faça uma coisa por vez

Defina um objetivo e trabalhe ativamente para realizá-lo.

Para tanto, mantenha o foco naquilo que sabe que já pode desenvolver e dedique-se fazendo o melhor possível, sem pensar em tudo que precisará realizar na sequência.

Se perceber que ainda tem dificuldades para se concentrar em alguma meta específica, comece a sua jornada tentando descobrir a razão do seu bloqueio. Desvende as causas da sua inconsistência e busque ser mais consistente no trabalho adquirindo a persistência necessária para concluir suas tarefas.  

Dessa forma, descobrirá onde está falhando, resolverá o problema e conseguirá retornar ao seu objetivo principal.

2. Comemore a sua evolução

Ser mais consistente no trabalho não é uma tarefa fácil. No entanto, quando você passa a enxergar a consistência como hábito descobre novas formas de policiá-la.

Assim, começa a monitorar seus avanços e vai, aos poucos, adotando comportamentos que o ajudam a ser mais atento às suas tarefas.

Mesmo porque consistência não é repetição, mas sim melhoria contínua.

Um concurseiro, por exemplo, participa de diversas provas, para os mais diferentes cargos e vai aprimorando as suas técnicas de estudos para conquistar uma aprovação. Logo, é a consistência e a dedicação aos estudos que garantem a ele a chance de atingir melhores resultados.

Percebe como tudo ocorre de maneira gradual?

Então, não desanime ao perceber que está evoluindo lentamente. Mude sua perspectiva e comemore cada pequena conquista como se já tivesse alcançado a sua meta principal.

3. Para ser mais consistente controle as suas emoções

Você não conseguirá ser mais consistente no trabalho se ficar, a todo momento, frustrado ou estressado com os seus resultados.

Entenda que toda conquista exige esforço e todo processo gera cansaço. E isso não é dessa forma somente com você. Nada é somente com você. Todos ser humano já passou ou ainda passará por algo parecido durante a vida.

Portanto, quando sentir que está perdendo o controle de suas emoções, tente se distrair com alguma atividade que lhe faça bem e evite forçar resultados.

Perceba o quanto evoluiu, parabenize-se por isso, retome o equilíbrio e volte a realizar suas obrigações diárias.   

4. Pratique a autocompaixão

Errar é humano e todos nós estamos sujeitos ao erro.

Motivo pelo qual, é uma ilusão cruel acreditar que você é incapaz de realizar seus objetivos por ter cometido uma decisão ruim ou um erro no passado.

Na sua busca por mais consistência no trabalho, você vai falhar, vai tropeçar, mas, se tomar coragem e se levantar, vai acertar muito também.

Escorregar de vez em quando não faz de você um fracassado. Afinal, um perdedor não é aquele que fracassa, mas sim aquele que desiste diante do primeiro fracasso.

Então, repare os danos, conserte suas falhas e principalmente, aprenda a se perdoar. Seja mais gentil e carinhoso consigo mesmo e siga em frente.

Se não se emprenhar e se dedicar para ser mais consistente no trabalho, tudo continuará sempre do mesmo jeito. Afinal, se você não o fizer, ninguém o fará por você!

E agora me conta: Você é uma pessoa consistente?

Sirlei StoccheroMentora Internacional