Crenças limitantes: O que são, exemplos e como superá-las?

As crenças limitantes são “forças de pensamento” que restringem as pessoas de alguma forma. Como atuam subjetivamente, possuem caráter individual e afetam os indivíduos em graus diferentes.

Nesse sentido, podem atuar globalmente inibindo ações que promovem o desenvolvimento ou apenas interferir em algum elemento ou acontecimento específico que causa dor e sofrimento.

Portanto, independentemente do tamanho do impacto das nossas crenças limitantes, podemos considerar que na maior parte das vezes, estas são ocasionadas pelo medo, pela dúvida ou por traumas que carregamos desde a infância.

Quer um exemplo básico de como estas crenças são formadas?

Então puxe da sua memória algum momento em que alguém lhe disse palavras cruéis sobre as suas habilidades, capacidades ou aparência. Pense em como se sentiu durante o ocorrido e avalie se este sentimento deixou alguma marca ou cicatriz profunda que o impede de realizar algo no tempo presente. Se sua resposta para esta autoavaliação for sim, é bem provável que, em algum grau, estas lembranças estejam dominando suas decisões e ações.

Condição que pode estar impedindo o desenvolvimento de alguma área da sua vida. Pois, para evitar a dor do erro, a segurança passa a ser seu porto seguro e você opta por manter-se sempre no mesmo lugar. Decisão que parece ser boa num primeiro momento, mas que esconde uma armadilha.

Afinal, uma pessoa que é refém de suas crenças limitantes nunca alcançará todo o seu potencial. Logo, viverá infeliz, imaginando “tudo que poderia ser se fosse capaz de se arriscar a ser”.

7 exemplos comuns de crenças limitantes

Para facilitar o entendimento sobre como as crenças limitantes podem afetar a sua vida, seguem abaixo alguns exemplos de crenças que inibem o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

1. Não consigo: “Não consigo concluir essa tarefa”. “Eu não consigo superar as expectativas do meu chefe”.

2. Eu não deveria: “Eu não deveria tentar fazer isso, pois, não conseguirei um bom resultado”.

3. Não sou: “Não sou inteligente o suficiente”. “Eu não sou ágil o suficiente”.

4. Sou velho demais: “Sou velho demais para iniciar em uma nova carreira”. “Todos pensam que sou velho demais para conseguir aprender algo novo”.

5. Eu não mereço: “Não mereço ser promovido, pois sou menos eficiente que meu colega”. “Eu não mereço um bônus porque tem outros profissionais aqui melhores do que eu”. “Não mereço ser feliz”.

6. Disseram para mim: “Me disseram que nunca vou conseguir conquistar meus objetivos”. “Sempre me disseram que sou fraco e incapaz”.

7. Não tenho: “Não tenho o necessário para alcançar o sucesso”.

Como superá-las?

Agora que você já tem uma ideia mais clara sobre como as crenças limitantes podem afetar o seu desenvolvimento, para ajudá-lo, deixarei abaixo algumas dicas que com certeza diminuirão a sua insegurança e melhorarão a forma como enxerga a si mesmo.  Vamos a elas!

1. Tente identificar quais crenças limitantes estão afetando a sua vida

Antes de lidar com o problema, precisamos descobrir como nomeá-lo. Portanto, pense nas dores que tem sentido e dê um nome a elas.

Tire um tempo para elencar e identificar suas crenças limitantes e se preferir, escreva-as em um papel.

Assim, terá uma percepção mais visual de tudo que está sentindo e poderá avaliar se aquilo que está escrito realmente corresponde a quem você é.

Essa é uma boa chance também para praticar a sua autocompaixão. Pois, você poderá constatar que não merece tratar a si mesmo dessa maneira e que pode melhorar e muito, a partir dessa reflexão.

2. Descubra qual é a mentira escondida por trás de cada crença limitante

Toda crença limitante surge através de uma mentira que criamos ou que alguém nos contou e que, inconscientemente, alimentamos e repetimos para nós mesmos.

Em vista disso, após escrever sua crença limitante, tente identificar a mentira por trás dela.

Por exemplo, vamos fingir que o seu sonho de infância era se tornar um bombeiro na vida adulta. Caso alguém tenha julgado seu porte físico, altura ou resistência como insuficientes, é possível que você tenha internalizado isso como uma verdade e desistido desse sonho.

No entanto, existe uma mentira por trás daquilo que foi dito a você que o impediu de persistir em algo que acreditava. Sendo assim, a incapacidade não veio de você, mas sim da interpretação de um terceiro sobre as suas condições para concretizar seu sonho.

Logo, ao descobrir a verdade por trás de sua crença limitante, você aprenderá a ser mais carinhoso com quem é, e mais otimista sobre quem poderá vir a ser.

3. Tenha uma conversa sincera consigo mesmo

Para eliminar de vez suas crenças limitantes é necessário puxá-las pela raiz.

Sendo assim, tenha uma conversa sincera consigo mesmo e tente perceber se suas crenças são criações da sua mente ou se foram internalizadas por ações de outras pessoas.

Para tanto, pergunte-se: Essa crença foi criada por mim ou por outra pessoa? Estou vivendo de crenças que impedem meu desenvolvimento ou estou inventando desculpas? Meus maiores medos estão enraizados nestas crenças? Como posso eliminar essa crença da minha vida? Preciso de ajuda profissional?

Desenraizar crenças limitantes não é uma tarefa fácil. Mas, se você tiver paciência para lidar com uma por vez, com certeza se sentirá mais leve e preparado para seguir com os seus planos e assim, melhorar a sua vida.

4. Reformule suas crenças limitantes

Agora que você já nomeou, identificou as mentiras e refletiu sobre as suas crenças limitantes, acredito tenha chegado a hora de reformulá-las.

Nesse sentido, um bom exercício é testar os seus limites fazendo uso de suas habilidades e capacidades.

Para tanto, você pode, por exemplo, se inscrever em um curso que sempre acreditou ser difícil demais ou praticar uma atividade que nunca imaginou ser capaz de realizar.

Adote uma postura de crescimento, aposte no seu desenvolvimento e aprenda mais sobre si mesmo partindo sempre do princípio de que você é sim “bom o suficiente”.

E agora me conta: Como você lida com as suas crenças limitantes?

Sirlei StoccheroMentora Internacional