É normal sentir vergonha por ser bem-sucedido?

Quando buscamos pela felicidade e realização pessoal, tornar-se bem-sucedido, é frequentemente considerado um objetivo desejável e admirado.

Contudo, é curioso notar que muitas pessoas experimentam uma sensação de vergonha quando alcançam altos níveis de sucesso em suas vidas.

E, embora seja difícil generalizar as experiências individuais, existe uma série de fatores psicológicos e sociais que podem contribuir para essa ambivalência em relação ao sucesso.

Em vista disso, neste artigo, elencarei as possíveis razões pelas quais algumas pessoas sentem vergonha de serem bem-sucedidas e também, indicarei alguns caminhos para minimizar essa complexa emoção.

Principais razões pessoais que levam à vergonha por ser bem-sucedido

Alcançar o sucesso é motivo de vergonha para muitas pessoas. Principalmente, quando o ato de ser bem-sucedido ultrapassa aquilo que, para muitos, é visto como aceitável ou normal.

Por essa razão, deixo abaixo as principais questões pessoais que podem estar impedindo você, de admitir com orgulho seu sucesso em alto e bom tom.

Vamos a elas!

1. Ser bem-sucedido pode ser confundido com arrogância ou soberba

Algumas pessoas podem evitar exibir seu sucesso por temerem ser percebidas como arrogantes ou superiores.

Entretanto, muitas delas, se esquecem de que tais julgamentos são criados por terceiros e não representam, fielmente, quem elas são ou a forma como se comportam diante de pessoas ou situações.

Quer um exemplo:

Quantas vezes você já viu alguém torcer o nariz para alguma celebridade julgando-a como arrogante ou muito metida, sendo que nunca a conheceu ou buscou conhecer sua história?

Muitas vezes, não é mesmo?

Logo, devido a comparações como essas, um sujeito bem-sucedido pode passar a acreditar que, ao compartilhar suas realizações, será julgado ou ostracizado pelos outros.

Como resultado, sente-se envergonhado por suas conquistas, e, por isso, evita assumí-las quando está na presença de outras pessoas.

Se esse é o seu caso, tente enxergar as coisas por outra perspectiva. Para tanto, assuma as suas vitórias com humildade e incentive os outros, demonstrando caminhos que poderão auxiliá-los a conquistarem o que desejam também.

Assim, tirará a marca da soberba das suas costas e será visto como alguém inspirador e de confiança por dividir suas experiências, desejando o sucesso daqueles que também buscam por segurança e prosperidade em suas vidas.

2. Ser bem-sucedido pode trazer o sentimento de inadequação

Para alguns indivíduos, o sucesso pode evocar sentimentos de inadequação.

Por exemplo, você, ao torna-se bem-sucedido, pode minimizar suas conquistas para tentar se encaixar em um determinado grupo ou por temer possíveis decepções futuras, por não conseguir manter o nível de sucesso alcançado anteriormente.

Sendo assim, essa inadequação que você sente pode partir da sua falta de crença em si próprio, diante de possíveis imprevistos, ou por acontecimentos sobre os quais não terá controle.

Portanto, uma boa alternativa para diminuir tais sentimentos é o aprendizado contínuo. Afinal, não existem limites para quem está sempre disposto a aprender algo novo.

E, seja no curto ou no longo prazo, todo aprendizado adquirido te ajudará a manter o foco, preservando suas conquistas e potencializando suas capacidades.

No entanto, caso o problema maior sejam os prováveis julgamentos diante de seu insucesso futuro.

Entenda que minimizar seu sucesso atual não o afastará desse fardo. Principalmente porque sempre existirão aqueles que estarão na torcida, aguardando a sua queda.

Por essa razão, veja isso como consequência direta e não como algo que pode evitar.

Dessa maneira, manterá a sua cabeça no lugar e evitará sentir-se mal pelas ações de pessoas que nunca torceram por você. Mesmo porque, você sabe diferenciar aqueles que valem a pena, daqueles que em nada acrescentam na sua vida.

E só por isso, já deve ignorar estas possibilidades, mantendo a sua dedicação e esforço somente naquilo que pode controlar.

3. Ser bem-sucedido pode te levar a uma autossabotagem inconsciente

Algumas pessoas podem experimentar uma autossabotagem inconsciente, na qual sentem que não merecem o sucesso que alcançaram.

Quer compreender melhor essa afirmação?

Então pare por um instante e avalie a quantidade de vezes que você agiu como se sua conquista fosse pequena, apenas por sentir que, talvez, outros a merecessem mais que você.

Nesse caso, pode ser a sua aprovação no vestibular, a conquista de um cargo de liderança ou algum prêmio que ganhou por ter alcançado bons resultados na empresa onde trabalha.

Percebe agora como ser bem-sucedido, mesmo que em conquistas não tão grandiosas, também pode abrir espaço para a autossabotagem inconsciente?

Logo, tudo isso pode ser resultado de crenças que o fazem pensar que não é digno de suas vitórias ou devido a experiências passadas de rejeição ou fracasso.

Contudo, se percebeu que, desde sempre, tem agido dessa maneira, busque por estratégias que o ajudarão a lidar melhor com essas crenças.

E nunca se esqueça: Tudo que é alcançado através de esforço e dedicação é seu por direito. Portanto, sinta orgulho do que conquistou. E, se possível, ajude aqueles que o menosprezaram no passado a buscarem pelo sucesso também.

Essa é uma forma saudável de crescer, sem guardar mágoas e, principalmente, afastando-se de crenças negativas que lançaram sobre você.

Principais influências sociais que levam à vergonha por ser bem-sucedido

Dependendo do lugar onde você mora ou da cultura do seu país, muitas vezes, você poderá se sentir inadequado ao tornar-se bem-sucedido.

Em vista disso, deixo abaixo algumas influências sociais que podem ocasionar esse sentimento. Pois, talvez, ao ter um maior conhecimento sobre elas, você passe a se sentir melhor consigo mesmo e, principalmente, a valorizar as suas conquistas.

1. Ser bem-sucedido X normas culturais e sociais

Em certas culturas ou regiões, ser bem-sucedido pode ser visto como algo negativo ou invejável.

O individualismo exacerbado pode criar um ambiente no qual ser bem-sucedido é interpretado como egoísmo ou falta de consideração pelos outros.

Quando, na verdade, essa é a prova de que existe, enraizada nas pessoas, a crença de que indivíduos bons tem vidas parecidas e não podem se sobressair uns aos outros.

Fato que não se confirma na vida real, pois existem inúmeros casos de pessoas bem-sucedidas que, por terem alcançado um nível superior de sucesso, usam grande parte de seus recursos para ajudar outras pessoas e por isso, participam de diversas causas sociais.

Logo, se faz parte de uma cultura similar a descrita anteriormente, evite ser prisioneiro dessas normas sociais e nunca oculte seu sucesso para evitar conflitos ou críticas.

Assim, terá maiores chances de fazer a diferença, promovendo mais saúde e bem-estar a um número cada vez maior de pessoas.

2. Ser bem-sucedido X comparação social

A tendência humana de se comparar com os outros pode levar ao sentimento de vergonha em relação ao sucesso.

Por isso, toda vez que perceber que ser bem-sucedido se tornou um problema para você ou para os outros, avalie primeiro, se o problema foi gerado por comparações deles com você ou pelo fato de você se sentir mal ao comparar a sua realidade à realidade em que eles vivem.

Afinal, ao perceber que outros estão em posições menos privilegiadas que você ou enfrentando dificuldades, a culpa pode vir a tornar-se sua principal companheira. E isso deve ser evitado a todo custo.

Em vista disso, sempre pense no bem que pode fazer agora que conquistou o sucesso e não se sinta culpado, mas sim um felizardo, por ter a possibilidade de usar o que alcançou a favor de outras pessoas.

Ao transformar a culpa em felicidade, você passa a lançar um olhar mais otimista sobre o sucesso e assim, vive melhor e como consequência, busca realizar ações transformadoras, também, para melhorar outras vidas.

3. Ser bem-sucedido X medo do fracasso subsequente

O sucesso, muitas vezes, vem acompanhado da pressão de se manter no topo.

Por essa razão, esse medo do fracasso subsequente que você experiencia agora, pode gerar ansiedade e vergonha, pois ao invés de curtir o momento, você se preocupa com a possibilidade de ser visto como “uma fraude”, caso não consiga manter seu nível de sucesso atual.

Percebe o erro nisso tudo?

Então evite sofrer por antecipação e tente se afastar da grande importância que dá a opinião alheia.

Sendo assim, se o seu sucesso estagnar ou se precisar retornar ao início para restaurá-lo, simplesmente o faça, mas sempre pensando em você.

Para tanto, lembre-se de que sempre existirão pessoas para criticar ou julgar as suas ações. Logo, seja para ser ainda mais bem-sucedido ou para reconquistar o sucesso perdido, aja sempre com honestidade e integridade, e cresça à sua própria maneira e dentro das suas próprias condições.

Dessa forma, jamais terá arrependimentos e mesmo diante do fracasso, terá forças para se reerguer, independentemente, do que os outros pensem ou digam à seu respeito.

Supere a vergonha de ser bem-sucedido

Existem algumas estratégias e ações que diminuem, consideravelmente, a vergonha por ser bem-sucedido.

Em vista disso, para encerrarmos nosso assunto com chave de ouro, deixo aqui, aquelas que considero mais importantes, em termos de autoconhecimento e aprendizado.

1. Autoconsciência:

O primeiro passo para superar a vergonha do sucesso é desenvolver a autoconsciência e identificar os padrões de pensamento negativos ou crenças limitantes associados a ela.

Afinal, ao compreender as razões subjacentes à vergonha você pode desenvolver novas estratégias para desafiar essas ideias, mudando a sua perspectiva em relação ao sucesso.

2. Compartilhe suas realizações:

Ao compartilhar suas conquistas com pessoas de confiança, você pode encontrar apoio e validação, além de perceber que o sucesso é algo que pode ser comemorado e compartilhado.

Portanto, não tenha vergonha de assumir o seu sucesso e, assim que tiver condições, ajude outras pessoas a serem bem-sucedidas também.

3. Mude a sua perspectiva:

Em vez de se concentrar no medo do julgamento ou na pressão do sucesso, mude o foco para o valor que você pode trazer para o mundo e como suas realizações podem inspirar e beneficiar os outros.

Agindo dessa maneira, você aprenderá a lidar melhor com o seu sucesso e sempre verá o lado positivo das suas conquistas, mesmo diante de críticas e julgamentos de outros sobre as suas decisões ou ações.

Viu como ter sucesso não é motivo de vergonha, mas sim de orgulho e autoconsideração?

Então agora te convido a compartilhar comigo as suas experiências, respondendo a duas perguntas:

Você se vê como alguém bem-sucedido? Se a sua resposta para esta pergunta for sim, você considera que assume com orgulho o seu sucesso ou ainda pensa muito sobre o que os outros têm a dizer?

Me conta nos comentários!

Sirlei Stocchero – Mentora Internacional

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito. Em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível, a confiança em nós mesmos e em nosso propósito de vida se torna uma engrenagem vital para o nosso desenvolvimento e crescimento. Afinal, por mais que...
4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança. O processo de mudança, seja pessoal ou organizacional, é frequentemente desafiador e pode acarretar diferentes gatilhos mentais a depender do momento e do perfil do indivíduo que passa pelo processo. Logo, são...
Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar? Errar é normal e natural. Faz parte da vida de todas as pessoas. No entanto, já se perguntou, alguma vez, por que precisamos passar por todo o processo do erro para chegarmos ao acerto? Ou melhor... quantas vezes é...
Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média. Alta performance é o termo da vez e já faz um tempo que vem sendo “reverenciado” por muitos como um dos segredos essenciais para o sucesso. E isso não chega a ser algo surpreendente, mesmo porque, todos sempre...
3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira. Você consegue se manter atualizado e competitivo na carreira? Quais estratégias você adota para se destacar no meio da multidão? Ainda não tem respostas para essas questões? Tudo bem. Afinal,...
Desapego emocional: inspirando mudanças positivas em sua vida.

Desapego emocional: inspirando mudanças positivas em sua vida.

Desapego emocional: inspirando mudanças positivas em sua vida. Praticar o desapego emocional é uma decisão importante que melhora não só a sua relação consigo mesmo, como também eleva a sensação de bem-estar e promove mais qualidade em sua vida. Logo, praticar o...
Armadilhas do ego: como o ego afeta a nossa autopercepção?

Armadilhas do ego: como o ego afeta a nossa autopercepção?

Armadilhas do ego: como o ego afeta a nossa autopercepção? Você já foi surpreendido com as armadilhas do ego? Sabe identificar quando está sendo dominado pelo ego e não pela razão? Para iniciarmos este assunto, considero essencial dar uma breve explicação sobre o...
Falta de motivação no trabalho: causas e consequências.

Falta de motivação no trabalho: causas e consequências.

Falta de motivação no trabalho: razões e consequências Você já sofreu com a falta de motivação no trabalho? Em algum momento já parou para pensar no porquê? Todos nós enfrentamos e ainda enfrentaremos diversas dúvidas e problemas ao longo de nossas vidas. No entanto,...
Por que devemos nos manter convictos em nossos objetivos?

Por que devemos nos manter convictos em nossos objetivos?

Por que devemos nos manter convictos em nossos objetivos? Na jornada rumo ao sucesso e realização pessoal, a convicção em nossos objetivos desempenha um papel fundamental em termos de perseverança, resiliência e conquista. Logo, não se trata apenas de ter metas. Isso,...
O poder da serendipidade em nossas vidas.

O poder da serendipidade em nossas vidas.

O poder da serendipidade em nossas vidas. A serendipidade é, resumidamente, o encontro fortuito de algo valioso enquanto procuramos por algo totalmente diferente. Em outras palavras, é àquela surpresa que vem ao nosso encontro em momentos onde não esperávamos por nada...
3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo

3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo.

3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo. São várias as lições aprendidas por meio do empreendedorismo. Motivo pelo qual, deixo, nas linhas a seguir, três importantes lições, essenciais para o crescimento dos meus negócios e fundamentais para o meu...
A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito. Em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível, a confiança em nós mesmos e em nosso propósito de vida se torna uma engrenagem vital para o nosso desenvolvimento e crescimento. Afinal, por mais que...
4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança. O processo de mudança, seja pessoal ou organizacional, é frequentemente desafiador e pode acarretar diferentes gatilhos mentais a depender do momento e do perfil do indivíduo que passa pelo processo. Logo, são...
Experiência internacional: três lições transformadoras

Experiência internacional: três lições transformadoras.

Experiência internacional: três lições transformadoras. A experiência internacional, seja por meio de viagens, estudos ou trabalho, possui o poder de transformar vidas de maneira profunda e duradoura. Nesse contexto, tanto faz se a experiência foi curta ou longa, ou...
Desmotivação profissional: causas e consequências.

Desmotivação profissional: causas e consequências.

Desmotivação profissional: causas e consequências. Na busca incessante pelo sucesso e realização, muitos de nós nos deparamos com períodos de cansaço e desmotivação profissional. Os constantes problemas em casa, as demandas do dia a dia e questões familiares costumam...
Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar? Errar é normal e natural. Faz parte da vida de todas as pessoas. No entanto, já se perguntou, alguma vez, por que precisamos passar por todo o processo do erro para chegarmos ao acerto? Ou melhor... quantas vezes é...
Como iniciar uma carreira no exterior?

Como iniciar uma carreira no exterior: primeiros passos

Como iniciar uma carreira no exterior? Se está pensando em iniciar uma carreira no exterior, há algumas coisas importantes que você deve considerar antes de dar o primeiro passo. Afinal, esteja você saindo de um ambiente pessoal e profissional seguro, ou se arriscando...
Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média. Alta performance é o termo da vez e já faz um tempo que vem sendo “reverenciado” por muitos como um dos segredos essenciais para o sucesso. E isso não chega a ser algo surpreendente, mesmo porque, todos sempre...
Qualidade no relacionamento com clientes: como treinar sua equipe para esse fim?

Qualidade no relacionamento com clientes: como treinar sua equipe para esse fim?

Qualidade no relacionamento com clientes: como treinar sua equipe para esse fim? Quer melhorar a qualidade no relacionamento com seus clientes? Então, atente-se ao capital humano da sua empresa. Ou seja, desenvolva a sua equipe. Sei que falando, ou melhor, que...
3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira. Você consegue se manter atualizado e competitivo na carreira? Quais estratégias você adota para se destacar no meio da multidão? Ainda não tem respostas para essas questões? Tudo bem. Afinal,...