É possível ser feliz no trabalho?
Você considera que é possível ser feliz no trabalho?
Sei que perguntando assim, deixo transparecer um ar de utopia. Afinal, para muitos, felicidade e trabalho são palavras antônimas. Mas acredite, é possível, sim, ser feliz no trabalho e na carreira e para tanto, você só precisa tomar algumas atitudes. Nesse caso, em especial, me refiro a trazer para a sua vida alguns hábitos e sentimentos que servirão de base para a sua transformação e felicidade no ambiente profissional.
Pronto para começar? Então vem comigo!
1. Para ser feliz no trabalho, seja realista
Nenhum trabalho lhe trará plena satisfação se não estiver consoante as suas crenças, valores e motivações pessoais.
Em outras palavras, o preço que pagamos para nos mantermos em uma determinada empresa não deve prevalecer sobre tudo aquilo em que acreditamos. Logo, de nada vale você conseguir um emprego que para a maioria parece um sonho, se na realidade o ambiente empresarial não lhe faz bem.
E afirmo isso, pois sei que, em alguns casos, grandes salários e ótimos benefícios são utilizados como desculpas para ações imorais, exploração e desqualificação do profissional. Fato que acarreta prejuízos à saúde e desmotivação no trabalho.
Então, antes de optar por algo que lhe trará arrependimentos futuros, faça uma escolha consciente com base em suas experiências e expectativas no tempo presente.
Em outro viés, você precisa ser realista quanto às suas possibilidades. Principalmente porque ser feliz no trabalho também não é uma garantia de que você será bem-sucedido na sua atividade atual.
Pense da seguinte forma: Seguindo apenas o seu coração, você pode acabar optando por uma carreira que não tem demanda ou que não traz os resultados esperados.
Infelizmente, nem sempre aquilo que mais amamos gera o melhor retorno. Por esse motivo, antes de definir um caminho com base em um sonho, é sempre bom manter os pés no chão e se aproximar daquilo que deseja de forma realista.
Talvez, ao avaliar com calma, você encontre a sua felicidade no trabalho, reorganizando suas ideias e desenvolvendo um planejamento que agregue grande parte dos seus sonhos.
Portanto, escolha uma profissão que destaque a sua realidade e, ao mesmo tempo, seja realista quanto às suas possibilidades.
2. Para ser feliz no trabalho preze pela colaboração
Para muitas organizações, a colaboração é a chave para a felicidade no trabalho.
Primeiramente, porque promove a interação entre todos os membros da organização dentro e fora de seus departamentos. Em segundo lugar, incentiva o engajamento necessário para gerar os mais altos níveis de produtividade. E, por último, possibilita a formação de laços e traz a sensação de bem-estar para todos os colaboradores.
Sendo assim, não é nenhuma novidade para você a afirmação de que ser feliz no trabalho depende e muito das relações que estabelecemos dentro do ambiente organizacional.
Afinal, ela surge de um sentimento quase que fraternal, pois esperamos realizar para nós o mesmo bem que desejamos proporcionar para os nossos colegas.
Por esse motivo, nos tornamos conscientes sobre as forças e qualidades de cada um e aprendemos a reforçar e a valorizar diferentes habilidades, tendo como objetivo alcançar o bem comum. E, em outro contexto, diante das fraquezas apresentadas, nos tornamos mais solícitos e dispostos a ajudar, seja ensinando ou realizando uma troca amigável de tarefas.
Caso seja o dono de seu próprio negócio, faça o possível para manter bons relacionamentos com os seus colaboradores, treine-os com carinho e dedicação e ajude-os a crescer.
Em suma, você alcançará mais facilmente a sua felicidade profissional quando perceber que todos ao seu redor também estão felizes e satisfeitos com os seus trabalhos.
3. Para ser feliz no trabalho realize atividades que lhe proporcionem segurança e estabilidade
Todo ser humano tem a necessidade de sentir-se seguro em seu trabalho.
Entretanto, como bem sabemos, a segurança é ilusória e quando menos se espera, tudo pode mudar. Por essa razão, ser feliz no trabalho nem sempre é algo possível, principalmente em carreiras de alta competitividade.
Em vista disso, assim como eu, você já deve ter conhecido alguém que mudou totalmente de humor ou personalidade por conta da sensação constante de insegurança no trabalho. Isso acontece porque a pessoa carrega tantos medos que, mesmo sem perceber, torna-se neurótica, mal-humorada, distanciando-se dos demais.
O mais engraçado de tudo isso é que muitas vezes o trabalho nem é bom, mas como há uma grande rotatividade de profissionais, o indivíduo passa constantemente a se questionar:
Será que serei o próximo? Quando, na verdade, deveria se perguntar:
Será que já não passou da hora de pedir demissão?
Claro que aqui não quero despertar a ideia de que existem profissões ou trabalhos totalmente seguros. Na verdade, meu intuito é apenas salientar que a melhor empresa para se trabalhar será sempre aquela que, por conhecimento geral, é vista como ideal pela segurança e estabilidade que passa aos seus colaboradores. Nesse contexto, uma excelente estratégia é buscar por organizações que valorizem seus funcionários e tenham um equilibrado e eficiente plano de carreira. Para tanto, basta verificar quanto tempo as pessoas costumam ficar na empresa e quantas se aposentaram após desenvolverem suas carreiras dentro dela.
Fora isso, sua felicidade no trabalho pode vir também da segurança e estabilidade que você mesmo proporciona ao gerenciar seu próprio negócio. Assim, ao lidar com os prós e contras, você terá um maior controle sobre a sua trajetória profissional e valorizará ainda mais todos os momentos de felicidade criados a partir da sua luta diária para fazer seu negócio dar certo e crescer cada vez mais.
4. Para ser feliz no trabalho encontre um emprego ou atividade que lhe traga o sentimento de pertencimento
É inegável que indivíduos bem empregados sentem-se muito mais realizados que aqueles que estão desempregados ou detestam seus empregos.
Logo, se você trabalha em um local do qual não sente fazer parte, ou no momento está fora do mercado de trabalho, é comum conviver com a sensação de que sua vida está incompleta.
Principalmente porque, como seres humanos, desejamos sentir que nossa existência tem relevância. Portanto, temos como meta realizar um trabalho com significado, que seja percebido como fonte de valor não só por nós mesmos, mas também por outras pessoas, sejam estas clientes, familiares, colegas, chefes ou colaboradores.
E, só alcançamos essa meta quando temos a sensação de que pertencemos ao ambiente no qual estamos inseridos. Neste caso, tanto faz se é o nosso próprio negócio ou a empresa onde trabalhamos, pois o sentimento de pertencimento surge da importância que damos às nossas ações e de tudo que produzimos a partir delas.
Sendo assim, o sentimento de pertencimento anda lado a lado com a descoberta do nosso propósito. Razão pela qual, é um dos sentimentos mais importantes quando a busca se refere, prioritariamente, em ser feliz no trabalho.
Agora que chegamos ao final do artigo, o que podemos concluir com base nos 4 pilares? Como resposta, eu diria que, em suma, os 4 pilares são a base que estabelecem tudo aquilo que devemos buscar e conseguir conquistar, para atingirmos a plena felicidade profissional.
Por essa razão, esteja atento a todos eles e alcance o sucesso profissional pensando, em primeiro lugar, na sua felicidade.
E para você: O que você faz para ser (mais) feliz na sua profissão/carreira?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional