Elevator Pitch: Como convencer pessoas em poucos minutos?

O termo “Elevator Pitch” surgiu na década de 80 quando alguns jovens com ideias inovadoras decidiram entrar em contato com algumas empresas para alavancar recursos para os seus projetos.

Com o aperfeiçoamento da técnica, o método “Elevator Pitch” começou a ser utilizado para atrair o interesse através de uma comunicação eficiente, persuasiva e concisa.

Logo, caso você seja uma pessoa com altas habilidades de comunicação, talvez, em algum momento, já tenha utilizado essa estratégia, mesmo sem saber. Afinal, a técnica é muito simples.

Sabe aquele momento em que gerentes e a administração da empresa caminham em direção aos seus escritórios ou aguardam para subir o elevador? Então, é nesse pequeno período de tempo que você poderá fazer uso desse método.

Portanto, podemos considerar que a eficiência do “Elevator Pitch” consiste na criação de abordagens rápidas com alto grau de planejamento. Tal fato pode ser confirmado ao observarmos a origem do método.

Quando o “Elevator Pitch” começou a ser empregado, jovens empreendedores ficavam de prontidão frente aos elevadores das grandes organizações aguardando o instante perfeito para fazerem a apresentação de seus projetos. Ao entrarem nos elevadores, tinham poucos minutos e, muitas vezes, apenas alguns segundos para transmitirem um apanhado geral das suas ideias. Nesse contexto, a meta era utilizar ao máximo a criatividade para chamar a atenção de possíveis colaboradores naquele pequeno fragmento de tempo.

Para tanto, era necessária uma apresentação inesquecível com elementos que gerassem um gatilho forte o suficiente para que fosse marcada uma reunião para a discussão da ideia.

Quando você pode utilizar a técnica do “Elevator Pitch”?

O “Elevator Pitch” pode ser utilizado nas mais diferentes situações em que há pouco tempo para uma abordagem mais completa para tratar sobre um projeto ou ideia.

Nesse sentido, em caráter comparativo, posso citar como exemplo aqueles encontros relâmpagos realizados em eventos para solteiros, onde você tem poucos minutos para mostrar suas qualidades e tudo de bom que tem a oferecer para a vida em casal.

No caso do “Elevator Pitch”, o princípio é o mesmo. A diferença consiste no fato de que além de atrair com o seu carisma, sua ideia precisa ser o foco da apresentação. Por essa razão, o local e o momento escolhidos precisam estar de acordo com a urgência e a proposta da abordagem.

Sendo assim, dentre os locais mais interessantes para testar a técnica posso citar como exemplos: convenções e eventos da sua área de atuação ou da área na qual tem interesse; reuniões sociais; confraternizações; oficinas de aprendizagem; encontros rápidos com gerentes e líderes da empresa onde trabalha; encontros não planejados com pessoas de interesse, dentre outros.

O ideal é que você saiba aproveitar essas situações para testar suas habilidades. Dessa forma, com o ganho de experiência, chegará a uma técnica eficiente que beneficiará seus projetos do presente e também do futuro.

Como chegar a bons resultados através da utilização dessa técnica?

O “Elevator Pitch” traz ótimos resultados para quem deseja ser promovido e também para empreendedores criativos que desejam superar expectativas através da apresentação de ideias inovadoras.

Porém, você precisa estar preparado, tanto para realizar o levantamento das palavras-chave que serão utilizadas, quanto para a formulação de respostas rápidas para os questionamentos surgidos durante a conversa.

Em vista disso, antes de iniciar uma abordagem é importante fazer para si mesmo as seguintes perguntas: Para quem você deseja apresentar a sua ideia? Qual a melhor forma de se aproximar dessa pessoa? Onde você terá maiores chances de encontrá-la? Quais argumentos utilizará para convencê-la? Que estratégia utilizará para mantê-la interessada durante a abordagem?

Logo, diante de tantas questões, o melhor caminho é planejar o “Elevator Pitch” formulando, primeiramente, uma tese principal e em seguida, resumindo todos os elementos importantes da sua ideia.

Caso tenha dificuldades para esquematizar a sua iniciativa, tente utilizar alguma outra técnica que facilite a organização do seu projeto, como por exemplo, o método AIDA.

O uso do método AIDA como suporte para o planejamento do “Elevator Pitch”

O AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) é um método que tem como objetivo compreender como o consumidor se comporta e quais gatilhos o encaminham para a ação de compra.

Assim, você pode utilizá-lo também para o levantamento de algumas considerações sobre como será a sua estratégia para o desenvolvimento do “Elevator Pitch”. Pois, através do AIDA, é possível elencar possíveis situações favoráveis à investida.

  • Atenção: Qual a melhor forma de chamar a atenção da pessoa para a minha ideia? Devo ser mais calmo, conciso e direto ou posso adotar uma postura mais descontraída, divertida e interessante?
  • Interesse: Como mostrar que ofereço uma solução ou ideia única e espetacular? Como levantar argumentos poderosos que convençam a pessoa de tenho exatamente o que ela precisa?
  • Desejo: Como encantar a pessoa a ponto de tornar-me inesquecível? Como suscitar o desejo pela minha presença e pela minha ideia?
  • Ação: Se a pessoa sentiu a atração inicial por você e pelo que tem a oferecer, nessa etapa, com certeza ela lhe fará um convite ou lhe entregará um cartão de visitas. Caso isso não aconteça, você pode gentilmente pedir a ela um tempo maior para que discutam a sua ideia e sugerir uma reunião.

As três primeiras etapas servem como um gatilho para atrair o interesse, enquanto que a última resulta em uma resposta que revelará o sucesso ou o fracasso da sua estratégia de “Elevator Pitch”.

Portanto, não desanime caso o resultado não saia conforme o planejado. Técnicas são aperfeiçoadas ao longo do tempo e somente através de testes, você será capaz de avaliar o seu progresso e de descobrir novas formas de melhorar suas habilidades de comunicação e persuasão.

E agora me conta: Já utilizou a técnica do “Elevator Pitch”? Qual foi o resultado?

Sirlei StoccheroMentora Internacional