Expansão da consciência: pequenas mudanças trazem grandes resultados
Expansão da consciência não é um método ou técnica de difícil aprendizado. Na verdade, é apenas algo que pode estar inato, mas que existe dentro de cada um de nós.
Portanto, não significa aprender a sentir menos ou a ser diferente. Não precisamos mudar quem somos para expandir nossas consciências. Só temos que ser mais conscientes sobre o que fazemos, conhecemos, experimentamos e sobre nossas reações frente a tudo isso.
Sendo assim, quando falamos de expansão da consciência, incitamos a ideia de que precisamos descobrir formas de nos sentirmos mais livres. Afinal, na medida em que diminuímos a carga emocional dos nossos problemas, descobrimos novas maneiras de trabalhar com tudo que ocorre em nosso interior e fora dele.
Assim, nos tornamos mais flexíveis e percebemos com mais facilidade as coisas boas que nos cercam. Pois, estamos em paz, abertos a novidades e conscientes sobre quem somos e sobre o que desejamos conquistar em nossas vidas.
Expansão da consciência: 7 pequenas mudanças que proporcionam grandes resultados
Quer aprender a se libertar através da expansão da sua consciência? Então segue comigo as dicas que indico logo abaixo. Com certeza, irão te ajudar na sua jornada.
1. Permita-se sentir
Sentimentos não duram para sempre, sejam estes bons ou ruins. O importante é retirarmos o aprendizado de cada sentimento para conseguirmos controlá-lo quando aparecer novamente.
Quando você trabalha com o que sente ao invés de ignorar, se permite ter um tempo para sentir e envia para a sua consciência a mensagem de que em breve tudo ficará bem.
Você libera toda a sua carga emocional, racionaliza sobre ela e reverte o que vivenciou em significados e aprendizados.
Dessa forma, aprecia cada experiência em conexão consigo mesmo. Estando presente e consciente sobre o que cada uma delas tem a agregar.
Assim, permite que expansão da consciência ocorra de dentro para fora, por meio da sua liberdade de sentir.
2. Deseje evoluir e crescer por você e não para agradar outras pessoas
Você só viverá bem quando deixar para trás a ideia de quem acha que deveria ser, e começar a focar em quem realmente é.
Nos aprimoramos muito mais quando aceitamos quem somos e tomamos decisões tendo em vista o atendimento dos nossos desejos.
Se você quer melhorar para conquistar alguém ou quer mudar para atrair um determinado parceiro, você na verdade não quer nada. Perceba que não está fazendo nada para si mesmo, mas sim para chamar a atenção de outras pessoas.
O mesmo acontece quando decide que precisa ser melhor para provar que estavam errados a seu respeito ou para atender às exigências do seu trabalho. Será que estas são ações que te deixarão feliz?
A expansão da consciência só acontece quando você faz a sua parte para garantir a sua própria felicidade, pensando em tudo que espera alcançar para si.
Logo, pense com carinho no que deseja e faça o seu melhor para atingir suas próprias expectativas. Você é livre para ser quem é.
3. Pare de focar em coisas que não tem valor ou significado
A verdadeira felicidade não consiste em tudo que você tem, mas sim na sua consciência sobre quem é.
Acredito que em algum momento você já se deixou levar pela tristeza e para sanar este sentimento, comprou alguma coisa. E ao chegar em casa, tão logo percebeu que sua compra não fazia sentido e que na verdade não precisava daquilo.
Agora pense, quantas coisas você mantém em casa por um apego irreal, mas nunca usa? Quantas vezes olhou para o armário e desejou ter mais espaço, mas não conseguiu se livrar das coisas que estavam ali?
Perceba que nada disso tem valor. Quando você age desta maneira está criando uma prisão para si mesmo. Afinal, você só precisa daquilo que usa e tem significado. Todo o resto não tem importância.
Adquirir bens caros ou supérfluos por status ou para sanar uma dor, nunca lhe trará felicidade.
Só tem valor aquilo que é útil e te traz boas sensações. Qualquer coisa grande ou pequena, que cause desconforto ou descontentamento, deve ser deixada para trás.
A expansão da consciência vem do significado que você atribui ao uso das coisas e não do domínio que elas exercem sobre você.
4. Confie na sua intuição
Não importa se irá ou não chover. Se receber uma mensagem do seu inconsciente sinalizando que precisa levar um guarda-chuva para o trabalho, não relute. Apenas leve um guarda-chuva e acredite, irá chover.
O que quero expressar com este exemplo simples e bobo é que sua intuição tem poder e acreditar nela é muito importante.
Afinal, quando acreditamos na nossa intuição, passamos a ter mais fé em nossas crenças, valores e objetivos. Desse modo, nos desafiamos mais e alcançamos melhores resultados, pois nossa consciência fica em estado de alerta e nos auxilia direcionando nossas ações.
Portanto, se sentir um “clique” surpreendente que te orienta para algo novo e inesperado, aceite o desafio.
A expansão da consciência acontece quando você sai da sua zona de conforto e encara as novidades com otimismo e esperança.
5. Viaje, passeie, conheça novos lugares, pessoas e culturas
Você não precisa ir para longe ou sair do seu país. Apenas se desloque para uma cidade vizinha com um ponto turístico interessante e aprecie as tradições locais.
Experimente os pratos típicos, converse com as pessoas e conheça comportamentos e valores diferentes dos seus.
Se tiver a oportunidade, viaje para fora do país e ative sua mente internacional para se relacionar com os nativos.
Seja flexível e aproveite a oportunidade de aprender, conhecer e viver novas experiências que modificarão sua visão sobre si mesmo e sobre a vida.
A expansão da consciência também vem do convívio, da aceitação das diferenças, do aprendizado e da apreciação de tudo que agrega e contribui para o aprimoramento de quem você é.
6. Perceba toda a humanidade que existe em você e aja com humildade
Seja honesto sobre quem é, sobre o que faz, sobre os seus desejos e sobre a sua humanidade.
Dessa forma, você criará relacionamentos significativos com outras pessoas e aprenderá a ter mais empatia com os outros e carinho por si mesmo.
Tenha sempre em mente que ninguém é melhor que ninguém. Todos os seres humanos são falhos e, em algum momento, podem cometer algum deslize de grandes ou pequenas proporções.
Logo, não busque a perfeição nos outros, nem tente ser perfeito. Aceite suas falhas e não tente escondê-las para se encaixar em um grupo.
Seja honesto sobre sua situação atual e sentimentos e atraia pessoas que realmente se importam com você. Do mesmo modo, aja com humildade, coloque-se no lugar do outro, e abrace com carinho a sua causa.
A expansão da consciência só é possível quando adquirimos uma visão realista sobre quem somos e sobre quem os outros são.
7. Não confunda alma com ego, nem amor com desejo de controle
Sua alma é um presente de Deus, sua essência natural e reflete na sua existência como ser que habita a terra. Logo, não requer de razão ou sentido para existir. Apenas existe. Por outro lado, seu ego é a percepção do seu cérebro sobre quem você é. Sendo assim, existe e se apresenta de acordo com as suas ações.
Por este motivo, ao agir com ciúme, de forma mesquinha, com uma voz exagerada de autoridade, ou com o desejo de humilhar, controlar ou parecer ser superior ao outro, estará sendo guiado pelo ego. Por outro lado, ao agir com amor, carinho, compreensão, bondade e compaixão, considerando os sentimentos e anseios do outro, estará sendo guiado pela alma.
Existe uma linha tênue entre o que a sua alma e amor proporcionam em relação ao que seu ego e desejo por controle desejam conquistar.
Portanto, esteja sempre atento ao que sente no seu interior e expressa para o exterior. Muitas vezes, alma e ego entrarão em conflito e é um grande exercício de expansão da consciência aprender a ser capaz de definir quem sairá como vencedor.
E quanto a você: o que faz para expandir sua consciência?
Me conta nos comentários!