Falta de motivação no trabalho: razões e consequências
Você já sofreu com a falta de motivação no trabalho? Em algum momento já parou para pensar no porquê?
Todos nós enfrentamos e ainda enfrentaremos diversas dúvidas e problemas ao longo de nossas vidas.
No entanto, para mim, não existe situação mais desgastante do que aquela que experimentamos quando não estamos satisfeitos com o nosso trabalho.
Afinal, mesmo que a falta de motivação no trabalho seja uma questão complexa e comum que afeta muitos profissionais em diversas áreas, ninguém aguenta conviver com esse problema por muito tempo, sem adquirir algum tipo de enfermidade.
E, nesse caso, talvez você nem considere que esteja doente, pois passa a encarar a ansiedade e a tristeza como algo normal. Contudo, é inegável que, com o passar do tempo, algo em você pode mudar e o sinal que comprova que isso pode vir tanto dos seus colegas de trabalho quanto de seus familiares, pois todos sabem como você costumava ser.
Logo, para ajudá-lo a avaliar os danos que essa condição tem causado a sua vida, deixo abaixo algumas razões que podem explicar o motivo pelo qual seu trabalho não o motiva mais.
1. Desconexão entre objetivos pessoais e profissionais e falta de motivação no trabalho
Uma das principais razões para a falta de motivação no trabalho é a desconexão entre os objetivos pessoais e profissionais do indivíduo com as atividades que realiza no ambiente de trabalho.
Para elucidar esse ponto usarei um exemplo muito simples.
Imagine que você sempre foi uma criança muito ativa e foi criado em um ambiente amplo, tendo sempre muito contato com o verde e com os animais e era muito feliz ao viver assim e por isso, definiu que seria veterinário ou engenheiro agrônomo ao crescer. Entretanto, por pressão da família, ao chegar na vida adulta se viu obrigado a escolher uma profissão e, ao invés de buscar algo que lhe garantisse aqueles bons sentimentos, optou por um caminho considerado mais seguro e hoje vive cerca de 12 horas de seu dia preso entre quatro paredes, em tarefas de escritório.
Consequentemente, você realiza todo dia tarefas rotineiras cabíveis a função, mas não vê significado ou propósito em tais tarefas, pois não queria estar ali e não se sente realizado ao concluí-las.
O que quero dizer é que quando os funcionários não encontram significado ou propósito nas tarefas diárias, é natural que sua motivação diminua, levando a uma queda no desempenho e na produtividade.
Em vista disso, se sabe que não gosta do seu trabalho atual, comece a traçar um plano que o leve em direção àquilo que realmente ama fazer. Para tanto, use parte do seu salário para iniciar uma nova graduação, realize uma nova especialização ou entre em contato com pessoas que trabalham na área do seu interesse e peça aconselhamento e ajuda.
2. Cultura organizacional tóxica e falta de motivação no trabalho
Outra razão que traz a tona a falta de motivação no trabalho é a cultura organizacional tóxica presente, ainda, em muitas empresas.
Eu mesma já conheci diversas pessoas que vieram até mim com essa queixa e o que me surpreendeu é que, muitas delas, trabalhavam em empresas com problemas similares e se viam como reféns daquela situação.
Sendo assim, se você trabalha em um ambiente de trabalho desfavorável, caracterizado por uma cultura organizacional tóxica e pela falta de reconhecimento e por recompensas inadequadas, saiba que não é sua obrigação continuar ali.
Sim, eu entendo que a sua decisão está baseada no seu sustento e no sustento de sua família. Contudo, se a sua saúde está sendo prejudicado e se isso tem afetado seu rendimento, você nunca conseguirá crescer na empresa em que atua. Afinal, você continuará sem apoio e mesmo que faça um excelente trabalho, não receberá reconhecimento e nem feedbacks construtivos que comprovem que terá futuro dentro dessa organização.
Portanto, tire um tempo para fazer um ótimo currículo, escolha empresas elogiadas tanto por colaboradores quanto por clientes, e comece a buscar por novas oportunidades de emprego. Assim, estará fazendo mais por você e, com certeza, se sentirá mais otimista com relação à realização dos seus planos.
3. Ausência de desafios e oportunidades e a falta de motivação no trabalho
Já trabalhou em uma empresa que era ótima em matéria de ambiente e relacionamentos, mas péssima quando o assunto era crescimento profissional?
Pois é… A falta de motivação no trabalho não é só uma consequência trazida por ambientes profissionais tóxicos, pois pode ocorrer também em empresas com culturas voltadas ao bem-estar de seus funcionários, devido, principalmente, a ausência de desafios e oportunidades de crescimento profissional.
E isso costuma acontecer porque quando os funcionários sentem que estão estagnados em suas carreiras e não têm perspectivas de evolução, podem perder o entusiasmo e o interesse pelas atividades que realizam.
Em vista disso, deixam de se dedicar a empresa por saberem que nunca receberão mais do que recebem hoje, seja no âmbito financeiro ou por questões de realização profissional.
Por essa razão, se já percebeu que não tem chances de crescer na organização que está trabalhando hoje, busque por novas possibilidades. Nesse caso, você pode pedir para que colegas de outras empresas o indiquem para um cargo ou começar a procurar por uma vaga que se encaixe no seu perfil e atenda às suas expectativas profissionais.
Entenda que parado você não chegará a lugar algum. Entretanto, estando em movimento, mesmo que as coisas andem devagar, em algum momento, você receberá a chance que tanto espera.
4. Danos à saúde mental e a falta de motivação no trabalho
Questões relacionadas à saúde mental também podem ocasionar a falta de motivação no trabalho.
Geralmente, problemas como o estresse excessivo, a ansiedade e a depressão podem afetar significativamente o bem-estar dos colaboradores, tornando difícil para eles se manterem engajados e motivados.
Ademais, pessoas que convivem com essa realidade no longo prazo, tendem a perder o controle sobre suas emoções, o que pode acarretar também em um desgaste físico e mental que compromete a disposição, afastando-as da vontade de se manterem em um emprego.
Portanto, se sente que o seu trabalho atual está prejudicando a sua saúde, inicie um tratamento com um bom profissional na área de saúde mental e enquanto busca a cura, pratique o autoconhecimento para entender melhor a si e também suas metas e objetivos.
Por pior que tudo pareça ser, muitas vezes, é preciso chegar ao fundo do poço, para encontrarmos a nós mesmos e, por fim, traçarmos um caminho mais assertivo rumo aos nossos propósitos e principais sonhos.
Agora que finalizamos a nossa conversa, me conta:
O que você faz para combater a falta de motivação no trabalho?
Compartilhe comigo a sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional