Hard skills e soft skills: qual o impacto para a sua carreira?

Você sabe a diferença entre hard skills e soft skills? Sabe explicar como esses elementos impactam a sua vida profissional?

Bem… Mesmo que não saiba a resposta para tais questões, como forma de iniciar nossa discussão, posso afirmar que ambos os elementos são muito importantes em termos de crescimento e desenvolvimento no mercado de trabalho. Porém, diferentes em seus contextos e aplicações.

Logo, para deixá-lo a par das diferenças entre hard skills e soft skills, primeiramente, explicarei o significado de cada termo e, em seguida, deixarei algumas considerações sobre o impacto dos mesmos para a sua vida e carreira.

O que são hard skills e soft skills?

Quando você começa a sua vida profissional, descobre, já no início, que precisa atender a certas exigências para conquistar uma vaga de emprego.

Tais exigências consistem em habilidades, conhecimentos, comportamentos e competências que você precisa ter para suprir às necessidades de determinado cargo ou função.

Sendo assim, por mais que os termos hard skills e soft skills não lhe sejam familiares, eles representam, em suma, tudo o que você precisa ter para conquistar o emprego que tanto deseja.

Em vista disso, é muito importante que você saiba a que se referem e, principalmente, o que precisa fazer para adquiri-los.

Razão pela qual, seguem abaixo algumas considerações que o ajudarão a compreender melhor o que são hard skills e soft skills.

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

1. Hard skills

As hard skills são, basicamente, os conhecimentos e habilidades que todo profissional precisa ter para conseguir desempenhar, satisfatoriamente, suas funções.

Em outras palavras, são as habilidades que você, como funcionário de uma empresa, precisa adquirir para estar apto a realizar todas as demandas mais específicas e técnicas do seu dia a dia.

Podemos citar, como exemplo, habilidades tais como: facilidade para lidar com sistemas informatizados ou programação; conhecimento adquirido por meio de cursos sobre investimentos e ações; competências técnicas para criar e desenvolver sistemas; habilidades técnicas exigidas para o desempenho de carreiras específicas ligadas às áreas contábeis, administrativas, tecnológicas, de produção e aperfeiçoamento, etc.

Dessa forma, podemos considerar que todos os aprendizados técnicos, competências e experiências que você adquire com o intuito de realizar bem o seu trabalho, formam as suas hard skills.

2. Soft skills

Por outro lado, quando falamos de soft skills temos que considerar a soma de todas as habilidades pessoais que fazem de você um ótimo funcionário.

Nesse quesito, entram todas as suas características mais subjetivas, que revelam aspectos positivos da sua personalidade e comportamentos.

Como, por exemplo: as habilidades de resolução de problemas; controle e gestão emocional; organização e gerenciamento do tempo; liderança e relacionamento interpessoal; persuasão; saber trabalhar em equipe e se comunicar, eficientemente, em diferentes contextos e situações, etc.

Fica claro, portanto, que há uma diferença muito importante relacionada às hard skills e soft skills em termos de entrevista de emprego e contratação. Pois, enquanto as primeiras podem ser observadas através do currículo, pela análise de cursos, certificações e experiências profissionais, as segundas, só podem ser confirmadas por meio das atitudes e comportamentos diárias de cada profissional.

Hard skills e soft skills: qual delas gera um maior impacto sobre a sua vida profissional?

Essa é uma questão muito fácil de responder não é mesmo?

Afinal, se as hard skills e as soft skills referem-se às principais habilidades que um profissional precisa adquirir para se sair bem no mercado de trabalho, ambas são importantes e geram impacto. Pois, de certa forma, há uma interdependência entre elas.

Não entendeu? Vou explicar…

Coloque agora a sua vida profissional em perspectiva e pense: O que fez você ser escolhido para exercer o trabalho que realiza hoje?

Seu grau de formação gerou impacto? Os cursos de especialização que fez geraram impacto? As suas experiências profissionais geraram impacto? As suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, gestão emocional, resolução de problemas ou organização e controle geraram impacto?

Por meio dessa análise talvez você constate que suas hard skills no momento da contratação geraram mais impacto que as suas soft skills.

No entanto, ao avaliar com cuidado a sua jornada profissional, com certeza perceberá que foi a soma destes dois elementos que fizeram de você o profissional que é hoje.

Afinal, em conjunto, elas são um diferencial para o sucesso na carreira de qualquer indivíduo.

Para finalizar, vamos aos exemplos!

Um engenheiro, por exemplo, precisa saber como criar um projeto e como calcular com precisão todas as etapas de construção de uma casa para fazê-la da forma correta. No entanto, se não souber como se comunicar com a sua equipe de construção, com certeza terá problemas que se refletirão no processo de desenvolvimento e execução da obra.

O mesmo ocorre com um técnico de segurança do trabalho. Pois, se ele não souber explicar como as políticas de segurança da indústria serão executadas, fornecendo um treinamento eficaz, pode colocar todos os funcionários em perigo.

Outro exemplo seria um gerente de investimentos que sabe tudo sobre o mercado de ações, mas não tem controle emocional para lidar com frustrações, com o estresse ou com problemas.

Percebe agora que são as diferenças presentes em suas hard skills e soft skills que fazem das mesmas elementos complementares?

Enquanto as hard skills consistem em habilidades específicas e técnicas exigidas para um determinado cargo. As soft skills, por sua vez, revelam traços de personalidade e habilidades que podem ser aperfeiçoadas e melhoradas se você se esforçar e se assim desejar.

Bacana né?

Então, agora que já sabe o que são hard skills e soft skills, me conta:

Tem utilizado todas as suas habilidades e competências, objetivas e subjetivas, para crescer profissionalmente? O que faz para aprimorar suas hard skills e soft skills?

Sirlei StoccheroMentora Internacional