Imagem corporativa e imagem organizacional: qual é a diferença?
Você sabe qual é a diferença entre imagem corporativa e imagem organizacional?
Pois é… Ao lermos um artigo ou notícia sobre cultura empresarial e planejamento estratégico ou marketing, é normal nos depararmos com esses dois conceitos. No entanto, nem sempre há clareza sobre a diferença entre os mesmos.
Motivo pelo qual, seguem, neste artigo, as principais características de ambos, bem como seus significados e aplicações, com um destaque especial à importância de gerenciá-los de forma eficaz.
O que diferencia a imagem corporativa da imagem organizacional?
No competitivo mundo dos negócios, a maneira como uma empresa é percebida pelo público pode influenciar significativamente seu sucesso ou fracasso.
Na mesma medida, a forma como uma empresa é vista por seus clientes internos (colaboradores) também é muito importante para o seu crescimento no curto, médio e longo prazo.
Logo, a imagem corporativa e a imagem organizacional são noções fundamentais nesse contexto. Pois, embora frequentemente, e erroneamente, sejam usadas como sinônimos, são, na verdade, diferentes tanto em seus significados quanto aplicações.
Afinal, enquanto a imagem corporativa refere-se à percepção pública da empresa como um todo, a imagem organizacional refere-se à percepção da estrutura, eficiência e funcionamento da organização, envolvendo, portanto, os elementos internos e as relações que a constituem.
Para deixar os conceitos mais claros, os mesmos serão explicados com uma maior atenção nos tópicos a seguir. Então continue comigo!
Principais características da imagem corporativa
A imagem corporativa trata-se, em suma, da impressão geral que a empresa projeta para o seu público externo. Por isso, pode ser influenciada por uma série de fatores, incluindo:
1. Identidade visual: Logotipo, cores, design e outros elementos visuais que representam a empresa.
2. Comunicação corporativa: Mensagens transmitidas por meio de publicidade, campanhas de marketing e relações públicas.
3. Cultura corporativa: Valores, ética e comportamento da empresa que são percebidos externamente.
4. Responsabilidade social corporativa (RSC): Atividades e iniciativas que mostram o compromisso da empresa com a sociedade e o meio ambiente.
Aqui fica evidente, para todos nós, que essa imagem tem relação direta com as mensagens e os significados que a empresa transmite ao seu público externo e à forma como esse público recebe e interpreta essas mensagens.
Sendo assim, uma imagem corporativa forte pode gerar não só confiança, mas também lealdade e a transmissão de um valor de marca significativo, eficaz e duradouro.
Principais características da imagem organizacional
Por outro lado, a imagem organizacional tem como foco todo o sistema e estruturação interna da empresa. Esta imagem é moldada por elementos como:
1. Clima organizacional: Ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores.
2. Gestão e liderança: Qualidade da administração e a capacidade dos líderes de inspirar e dirigir a organização.
3. Cultura organizacional: Valores, ética e comportamento da empresa que são percebidos e vivenciados internamente.
4. Processos internos: Eficiência e eficácia das operações e procedimentos internos.
Ao estudarmos o conceito de imagem organizacional, é possível constatar que, é por meio dele que é formada toda a base da percepção estrutural interna da empresa.
Afinal, temos que concordar que nenhum negócio alcança o sucesso sem a confiança, o engajamento e o esforço de seus colaboradores e a contribuição daqueles que nele possuem algum interesse.
Considerações finais
Concluímos, portanto, que enquanto a imagem corporativa foca na percepção externa, a imagem organizacional abrange a percepção interna, refletindo como a organização é vista por seus próprios funcionários e por seus stakeholders.
No entanto, é fundamental salientar que embora distintas, a imagem corporativa e a imagem organizacional estão intrinsecamente ligadas.
Pois, quando a empresa adota e investe em uma imagem organizacional positiva, reforça a sua imagem corporativa, criando uma percepção pública de uma empresa eficiente, ética e confiável.
Em contrapartida, quando adota uma imagem organizacional negativa, cria problemas internos que podem, rapidamente, se refletir na imagem corporativa, prejudicando a reputação da empresa no mercado.
Agora que conhece as principais diferenças entre os conceitos de imagem corporativa e imagem organizacional, me conta:
Como estão as imagens corporativa e organizacional da empresa onde você atua? Quais são os pontos de melhoria?
Divida comigo sua opinião!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional