Impactos do vício em trabalho na vida familiar e na saúde

São inúmeros os impactos que o vício em trabalho pode causar em nossas vidas.

Logo, caso você seja extremamente perfeccionista ou precise estar constantemente ocupado para se sentir produtivo, é bem provável que esse problema já esteja dominando a sua vida.

No entanto, não se assuste, pois ainda há salvação para esse problema.

Mas, para se “autocurar”, você precisará libertar a sua mente e entender que toda a nobreza presente no ato de trabalhar demais é ilusória. Principalmente, quando se tornam perceptíveis os danos que esse hábito já causou para a sua saúde e também, para o seu relacionamento em família.

Sendo assim, para ajudá-lo a ter uma vida mais leve e equilibrada, deixo aqui considerações sobre os impactos do vício em trabalho e, na sequência, algumas dicas para libertá-lo desse mal.

Como o vício em trabalho afeta a sua vida e a sua saúde?

Há um mito comum que considera que nem todo vício em trabalho é ruim. Contudo, todo hábito que se apresenta de maneira constante e exagerada é prejudicial à saúde.

Por essa razão, antes de se autodiagnosticar, assumindo que está tudo bem, avalie com calma a sua situação atual, confrontando-a com as considerações que deixo a seguir.

Vício em trabalho X produtividade

O seu desempenho no trabalho não é o resultado da quantidade de esforço que você dedica diariamente, mas sim da qualidade desse esforço.

Em vista disso, toda vez que você exagera no trabalho e tenta fazer diversas funções simultaneamente, coisas ficam pendentes, mal feitas ou inacabadas. Condição que diminui a sua produtividade, afeta seus julgamentos, causa esgotamento físico e mental e, consequentemente, acarreta diversos problemas para a sua saúde.

Fora isso, é necessário citar também o estresse que tudo isso causa. Pois, quando o trabalho torna-se um peso também em casa, relacionamentos em família são prejudicados e, podem ser destruídos no longo prazo.

Vício em trabalho X mitos relacionados à saúde e à vida familiar

Seguem abaixo alguns mitos para que você consiga avaliar melhor se está sofrendo ou não devido ao vício em trabalho:

1. Vício em trabalho está diretamente relacionado à personalidade:

Essa é uma observação bastante comum, entretanto, não deve nunca ser vista como uma afirmação totalmente verdadeira. Pois, a pessoa que é viciada em trabalho sofre mais com variáveis relativas a pressões de carreira, cultura organizacional, políticas de trabalho e excesso de funções do que, necessariamente, com hábitos oriundos da sua personalidade.

2. O vício em trabalho só ocorre na idade adulta:

Se você tiver sido um aluno extremamente exigente e perfeccionista durante a infância e adolescência, talvez, carregue essas cobranças para a vida adulta. Logo, enxergará esses comportamentos como normais e viverá como refém do vício em trabalho.

3. A saúde não é prejudicada pelo vício em trabalho:

Todo exagero pode trazer prejuízos à saúde. Por essa razão, o vício em trabalho é uma das grandes causas de diferentes doenças, tais como: obesidade, problemas cardiovasculares, depressão, dores físicas (musculares ou ocasionadas por doenças), ansiedade, etc.

4. O vício em trabalho prejudica somente o indivíduo que convive com ele:

Esse é o mais equivocado de todos os mitos. Afinal, quando a pessoa sofre desse mal, passa a adotar comportamentos e hábitos que a afastam de colegas, amigos e familiares. Dessa forma, torna-se cada vez mais irritadiça, descontrolada e triste. Situação que a faz distanciar-se dos outros ou tornar-se viciada em conflitos e, consequentemente, em hábitos prejudiciais à saúde, como o alcoolismo e o tabagismo.

Como diminuir os impactos do vício em trabalho?

Existem diversas estratégias que você pode utilizar para se livrar dos impactos negativos do vício em trabalho. Dentre as quais, destacam-se as seguintes:

1. Para se livrar do vício em trabalho, mude seus hábitos

O vício em trabalho é um hábito difícil de ser mudado. Porém, você não deve desanimar diante da possibilidade de transformar a sua vida para melhor. Por essa razão, comece tentando diminuir a sua quantidade de obrigações diárias, repassando-as para outras pessoas. E, em seguida, desacelere. Escolha as atividades que só você pode executar e desenvolva-as com calma, atentando-se aos detalhes e fazendo pausas entre uma atividade e outra. Assim, manterá o foco na qualidade do seu trabalho e, simultaneamente, proporcionará a você uma vida de qualidade.

2. Busque por tratamento

Existem diferentes tratamentos para o vício em trabalho. Sendo assim, acredito que, com certo esforço, você conseguirá encontrar aquele que melhor se encaixa às suas necessidades e personalidade. Para um indivíduo mais tímido e retraído, caso se enxergue dessa forma, a terapia individual pode ser uma excelente opção. Por outro lado, se considera ser uma pessoa que gosta de compartilhar experiências, poderá optar pela terapia em grupo ou entrar em programas de reabilitação especializados em tratamentos para combater o vício em trabalho. Nesse contexto, qualquer escolha que o ajude a enfrentar esse problema sempre será de grande valor.

3. Para se livrar do vício em trabalho, encontre o seu propósito

Não deixe que o vício em trabalho o afaste de tudo que traz significado para a sua vida. Observe tudo o que faz diariamente e escolha prosseguir somente com as ações que estão devidamente alinhadas aos seus propósitos. Assim, terá mais tempo para cuidar da sua saúde e para atender às necessidades de sua família. E, como bônus, se sentirá mais feliz e realizado enquanto realiza suas funções diárias.

4. Deixe o perfeccionismo de lado

Você não precisa ser espetacular e perfeito em tudo, nem ser um refém do vício em trabalho pelo resto da vida. Só precisa estar atento à qualidade das suas tarefas, dando prioridade a tudo aquilo que sabe fazer bem. Portanto, diminua as expectativas que criou sobre si mesmo e aceite que nem todas as suas demandas, quando finalizadas, ficarão perfeitas. Pare de jogar toda essa pressão nas suas costas e viva bem tendo a consciência de que, em alguns momentos, irá falhar. Por conseguinte, aprenderá com seus erros e, ao final, irá acertar. E se não acertar, tudo bem. Basta fazer o que estiver ao seu alcance e seguir com os seus planos.

5. Para se livrar do vício em trabalho, desconecte-se do mundo

Quando estiver em casa cuide da sua família. Desligue todos os seus aparelhos digitais pessoais e mantenha o foco nas pessoas que realmente importam na sua vida. Para tanto, promova passeios diferentes, incentive o diálogo durante as refeições e ouça, com atenção, tudo que eles têm a lhe dizer. Além disso, fale abertamente sobre o seu desejo de superar seu vício em trabalho e permita que eles lhe ajudem nessa luta. Lembre-se de que para estar bem consigo mesmo, você precisa, também, estar bem com aqueles a quem dedica sua consideração, carinho e amor.

Considerações finais

Você não se livrará facilmente do vício em trabalho. Mas, já pode começar hoje a modificar hábitos que estão prejudicando a sua saúde e a sua vida familiar.

Portanto, não tente encontrar desculpas para o seu vício em trabalho. Busque por soluções. Admita que convive com esse problema e tente equilibrar todas as áreas de sua vida, sem deixar a sua felicidade e bem-estar de lado.

Nesse contexto, afaste-se de empresas com culturas organizacionais predatórias e atente-se às suas necessidades. Parta ao encontro de um ambiente de trabalho saudável e benéfico em termos de saúde e qualidade de vida e priorize o que te faz bem.

Comece cuidando de você, reconecte-se consigo mesmo e garanta a prosperidade da sua família, tornando-se uma pessoa controlada emocionalmente e preparada para curtir todas as surpresas e oportunidades que a vida tem a oferecer.

E agora me conta: Você convive ou já conviveu com o vício em trabalho? Quais lições aprendeu com essa experiência?

Sirlei StoccheroMentora Internacional