Onde a sua mente está?
Já parou para pensar onde a sua mente está? Você tem guiado suas ações com vistas ao passado, ao presente ou ao futuro?
Ficou na dúvida? Então pense da seguinte forma:
Quando você acorda de manhãzinha, antes de iniciar toda a sua rotina diária, você pensa com desânimo em tudo que tem para fazer, relembra com saudades o seu passado ou fica animado por ter tudo bem programado para mais esse dia?
Sua postura diante das situações, mesmo as mais simples, como essa indicada acima, revela sempre o espaço no tempo com o qual você mais se identifica.
E nesse caso, não estou falando sobre identificação como indivíduo, mas sim sobre identificação relacionada a momentos da vida.
Afinal, muitos lamentam por desejarem voltar ao passado, outros ficam impacientes com os desafios do tempo presente e alguns sentem-se angustiados por não saberem o que os reserva o futuro.
Logo, identificar onde a sua mente está, é trabalhar a sua autoconsciência com relação a tudo que você deseja conquistar na sua vida.
Ainda confuso? Então aqui estão algumas dicas que o ajudarão a entender melhor como o tempo influencia a sua mente e a sua vida.
1. Identifique as suas principais dores
Para melhorar a sua relação com a vida e consigo mesmo, você precisa, antes de mais nada, identificar suas dores e descobrir em que momento do tempo elas estão.
Por exemplo, se sua principal dor foi gerada por algo que ouviu quando era criança, provavelmente, ela iniciou no passado. Como resultado, transformou-se em uma crença limitante que precisa ser curada.
Por outro lado, se você sofre por não ter um propósito bem definido ou metas de longo prazo, isso significa que a sua dor está no futuro. Sendo essa angústia um fator impeditivo que o impede de seguir com os seus planos.
Percebeu como é esclarecedor quando você pergunta a si mesmo onde se localiza a sua dor?
Isso lhe permite não só identificar tudo aquilo que o incomoda, como também o ajuda a criar um esclarecimento sobre os motivos da sua dor.
Sendo assim, toda vez que sentir uma forte tristeza, reflita sobre onde a sua mente está, definindo, primeiramente, a sua maior dor. E, na sequência, tente estabelecer estratégias para lidar com o que está sentindo.
Entenda que todas as pessoas têm algum pesar no coração. Logo, cabe a você decidir se será refém do que sente ou se ganhará mais força, superando, de uma vez por todas, os sentimentos que o afetam.
2. Para descobrir onde sua mente está, resolva seus conflitos internos
Perguntar para si mesmo as razões pelas quais continua insistindo em manter-se no mesmo lugar, também é uma estratégia que o ajudará a descobrir onde a sua mente está.
Para tanto, olhe para dentro de você e busque compreender qual é o seu maior conflito interno.
Que tal um exemplo?
Imagine que você esteja pensando em desistir de um projeto por considerar que não é bom o suficiente. No entanto, esse é um projeto que faz parte do seu propósito de vida e que exigiu muita dedicação da sua parte. Agora, eu te pergunto:
Será que você não se considera bom porque errou no passado, ou porque está perdido no seu tempo presente? Ou ainda, será que está desanimado porque considera que não conseguirá o resultado esperado no futuro?
Seja qual for a sua resposta, não é melhor compreendê-la por completo, para só depois fazer uma real avaliação da sua condição?
Afinal, se o seu problema estiver relacionado a um erro do passado, você sabe em que errou, portanto, também sabe o que deve mudar.
Se o problema se concentrar no seu momento atual, você pode se basear na experiência de outros, seguir exemplos de superação e desenvolver novas estratégias.
Contudo, se determinou onde a sua mente está e verificou que ela o mantém preso a inseguranças sobre o futuro, tente mudar de perspectiva. Lembre-se de que o futuro é criado no presente. Em vista disso, esse é o momento no qual você deve se concentrar.
Lembre-se:
O tempo está do seu lado e não contra você. Sendo assim, use-o a seu favor.
3. Para descobrir onde a sua mente está, avalie a sua vida
Pessoas com foco no passado tendem a viver de passado. Pessoas com foco no presente tendem a viver o tempo presente. E, por fim, pessoas com foco no futuro tendem a viver no futuro.
Nesse contexto, quando você não alinha a sua vida, considerando suas experiências, planos e fases, sempre perde ou deixa de ganhar alguma coisa.
Por essa razão, ter a consciência sobre a importância de cada etapa da sua história é algo essencial para o seu desenvolvimento.
Mesmo porque, um indivíduo que vive se lamentando sobre o que não fez no passado, continuará sem fazer nada pelo seu presente ou futuro. Um indivíduo que vive somente o presente, terá uma existência plena, porém, pouco segura no futuro. Já um indivíduo que vive de futuro, viverá sonhando acordado e nunca realizará nada no tempo presente.
Entende agora o problema?
Creio que sim. Por isso, manterei o foco na solução, que por sorte, é muito simples e acredite, exigirá um esforço bem menor do que você imagina.
Plano de ação para descobrir onde a sua mente está
1. Resgate algum planejamento ou ideia do passado (mesmo que pequena), que não deu certo e defina novos caminhos no tempo presente.
2. Após definir novos caminhos, teste-os e faça projeções de curto, médio e longo prazo.
3. Ao obter seus primeiros resultados, avalie o que mudou e o que ainda precisa ser aperfeiçoado e vá estruturando suas metas e reorganizando seus planos.
Isso é começar pequeno com vistas ao grande. Sendo, portanto, uma proposta de ação que traz diversos benefícios.
Pois, além de avaliar onde a sua mente está condicionando-a para um estado de harmonia e bem-estar, você estará trabalhando com todos os períodos da sua vida e melhorando através deles.
Com isso, deixará de se preocupar, de forma isolada, com o seu passado, presente e futuro, e olhará com orgulho para o que já passou, com otimismo para o que está a acontecer e com esperança para o que tão logo virá.
Simples e eficaz, não é mesmo?
Por essa razão, tenho um convite a lhe fazer:
Agora que já sabe como definir onde a sua mente está, me conta: O que irá fazer para colocá-la em um melhor lugar?
Compartilhe conosco a sua opinião!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional