Aumenta, a cada ano, o número de brasileiros que organizam suas vidas no seu país de origem tendo como objetivo alcançar os recursos necessários para iniciarem uma nova e mais gratificante jornada em algum país do exterior. E seja na América do Norte, na Europa ou na Oceania, as expectativas de crescimento sempre são grandes, pois trazem consigo o desejo de ter uma vida diferente, mais confortável e segura, em um ambiente onde pais e filhos possam ter experiências transformadoras através do contato com outras culturas.
Além do desejo de uma melhor qualidade de vida, os brasileiros levam também a esperança de viver de forma mais justa e igualitária, sem os altos encargos tributários e a inflação existentes no Brasil. Claro que todo país terá a sua soma de impostos e tributos e também algum índice inflacionário, mas ao contrário do que ocorre no Brasil, é fácil perceber onde os valores arrecadados estão sendo investidos e como os elementos econômicos tendem a encontrar o equilíbrio diante de alguma crise ou instabilidade. Isso garante não só a valorização da moeda, mas também um maior controle sobre o nosso poder de compra. E poder de compra é algo que muitos brasileiros já deixaram de ter há muito tempo.
Dentre os mais variados destinos, um destino comum para grande parte dos brasileiros é a Irlanda. Hoje considerada um dos países mais acessíveis para estrangeiros tanto em termos de aquisição de visto quanto em receptividade e aceitação dos próprios irlandeses, que já se acostumaram a receber pessoas das mais diferentes nacionalidades e culturas em seu território. Segundo informações da BBC News Brasil, o total de imigrantes de origem brasileira quintuplicou nos últimos 6 anos e grande parte destes imigrantes afirma que tem como meta principal adquirir cidadania em algum país europeu garantindo assim, estadia permanente na Irlanda.
E por que a Irlanda?
O primeiro ponto a se destacar é a facilidade de arranjar emprego na região com ou sem qualificação profissional. O mercado de trabalho irlandês está em pleno crescimento e como existem vagas em diferentes áreas, sempre tem emprego disponível tanto para os nativos quanto para os estrangeiros e isso independe de tipo de função, pois, os principais fatores avaliados são o conhecimento do idioma local (inglês) e a qualificação exigida para o cargo. Quando registrado em um emprego de forma legal, o imigrante tem chances maiores de regularizar sua condição dentro do país através da comprovação em consulados. Condição que garante a sua estadia até a aquisição da cidadania em algum país da Europa.
Outro ponto positivo é a grande quantidade de cursos de língua inglesa ofertados na Irlanda. Para os brasileiros que escolhem ir para o país como estudantes, a Irlanda oferece uma modalidade de visto que permite ao aluno trabalhar meio período durante o tempo em que estiver realizando o seu curso. Desta forma, além de poder manter-se no país (garantindo sua subsistência), o indivíduo ainda ganha experiência de trabalho internacional e a possibilidade de fazer contatos que poderão encaminhá-lo para um emprego formal em tempo integral. Segundo imigrantes, outra vantagem de estudar na Irlanda consiste no fato de que o custo destes cursos é bem menor quando comparado a outros similares oferecidos em outros países. Mas, cabe aqui salientar que para tirar o visto de estudante, o aluno precisa apresentar o documento de matrícula em um curso de pelo menos 25 semanas de duração e uma reserva de 3 mil euros para passar pela imigração. Lembrando que essa é a exigência prevista em Lei hoje, e pode sofrer alterações, portanto, é sempre bom consultar um advogado que trabalhe na área ou um escritório de imigração.
Outro fator a se considerar é que o salário na Irlanda é um dos maiores da Europa e cada trabalhador recebe, no mínimo 10,50 euros por hora trabalhada, enquanto que no Brasil o valor trabalho/hora, para quem recebe um salário mínimo, fica em torno de R$ 5,51 (considerando uma jornada de 40 horas semanais).
Além disso, devido ao baixo custo de vida (já viu vídeos de pessoas fazendo compras em supermercados da Irlanda para uma semana com menos de 20 euros? Eu acredito que sim), à segurança, à hospitalidade e principalmente ao aquecimento do mercado de trabalho, a Irlanda é também o destino escolhido por pessoas de outros países europeus e também de brasileiros que já possuem cidadania e passaporte europeu.
As possibilidades de crescimento profissional atraem também indivíduos que já moraram na Irlanda, experimentaram a vida em outros países, e decidiram retornar para o país buscando novas oportunidades de emprego. De acordo com a pesquisa realizada pelo E-Dublin, do total de estrangeiros que chegam na Irlanda, 39% conseguem emprego antes de completarem um mês da data de chegada e cerca de 37% conseguem uma colocação profissional antes de concluírem 3 meses de estadia no país.
Para os brasileiros com ensino superior existem oportunidades em grandes empresas de tecnologia tais como o Google e a Microsoft, já para quem tem nível médio, as vagas ocupadas geralmente são nas áreas de hotelaria e serviços.
E se não bastassem todas estas vantagens, a Irlanda ainda conta com paisagens de tirar o fôlego, formadas ao redor de grandes campos e montanhas, com grandiosos castelos e construções antigas, bares e restaurantes tradicionais e ruas rodeadas de casas e pequenos prédios e comércios com um estilo arquitetônico simples e bucólico. São todos estes elementos em conjunto que transformam o país em um lugar atraente, interessante culturalmente, único e especial para os nativos, para quem chega de passagem e para quem chega para ficar.
Portanto, seja para construir uma nova vida, crescer profissionalmente ou realizar o sonho de obter cidadania em algum país da Europa, a Irlanda é o país da oportunidade e se acredita que este é seu destino, organize-se financeiramente, defina com cuidados seus objetivos e encare a viagem, mas lembre-se sempre de buscar orientação apropriada. Abra a sua mente para novas possibilidades. Tenha uma mentalidade internacional.
E quanto a você: já pensou em morar fora do Brasil? Me conta nos comentários!
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-61280488
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional