Promovendo a diversidade e a equidade no local de trabalho.
Promover a diversidade e a equidade no local de trabalho é o primeiro passo para o alcance de uma cultura organizacional mais justa e inclusiva.
Motivo pelo qual, hoje, são muitas as organizações que já perceberam os benefícios de se aderir a normas de conduta mais igualitárias, considerando fatores tais como gênero, idade, orientação sexual, etnia, identidade, e principalmente, cultura.
Afinal, equipes diversificadas promovem o desenvolvimento e o aumento da produtividade dos funcionários, pois, possibilitam que problemas sejam solucionados mediante diferentes perspectivas.
Dessa forma, você, na figura de empresário, só tem a ganhar. Principalmente porque, os desafios do seu negócio passam a ser orientados por meio de novos olhares. E, como consequência, a cultura da sua organização ganha uma nova “roupagem”, tornando-se um ambiente favorável para a colaboração e para o compartilhamento de ideias.
Nesse sentido, vale destacar que contratar pessoas de diferentes culturas e promover a diversidade e a equidade é um desafio que vai além da contratação. Portanto, para você, proprietário de empresa, não basta mostrar o que tem feito apenas em números.
Todos os setores da sua empresa precisam estar orientados para a promoção da inclusão. E, para isso, há a necessidade real de uma mudança que tenha como objetivo a construção de uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva.
Logo, se deseja adaptar a sua empresa para as novas necessidades do mercado, aumentando a diversidade do seu quadro de funcionários, aqui estão algumas dicas que o ajudarão a trilhar esse caminho.
1. Para promover a equidade, promova a conscientização
Avalie o comportamento dos seus funcionários e verifique se existem preconceitos enraizados dentro da sua organização.
Nesse contexto, você pode agendar reuniões em equipe e também individuais incentivando seus funcionários a refletirem sobre algum tipo de preconceito. Assim, abrirá espaço para a autoavaliação, fazendo-os questionar suas crenças, valores, culturas e suposições.
Lembre-se de que você deve servir de exemplo. Portanto, assuma que também tem crenças negativas para resolver e promova a reflexão e o desenvolvimento da autoconsciência, permitindo que seus colaboradores aprimorem suas visões de mundo de forma particular e individual.
Não exija que falem abertamente sobre seus preconceitos. Aborde os assuntos de forma geral e crie “um gancho” para que eles observem seus hábitos, comportamentos e reações.
Entenda que grande parte dos nossos preconceitos podem ser inconscientes. Por essa razão, trazê-los para a nossa consciência e aprender a trabalhar com eles é uma tarefa que leva tempo.
Logo, deve ser constantemente incentivada e observada com vistas à construção de um ambiente organizacional capaz de promover a diversidade e a equidade.
2. Promova a equidade salarial
Os funcionários devem gozar das mesmas oportunidades de crescimento e remuneração dentro da organização.
Sendo assim, ao definir equipes, cargos e salários, é essencial que você esteja atento aos critérios adotados, fazendo-os valer para todos os colaboradores da empresa.
Para tanto, deve-se observar se seus gestores, líderes e funcionários de RH estão cientes sobre as políticas da organização e se as mesmas estão sendo seguidas.
E, nesse caso, tratando-se de políticas organizacionais, me refiro tanto às normas que se enquadram em critérios de recrutamento e seleção, quanto àquelas que estabelecem as regras de planos de cargos e salários.
Pois, somente dessa forma, você garantirá que funcionários com funções semelhantes recebam, também, salários semelhantes. E, em uma mesma orientação, que funcionários com melhores desempenhos, recebam prêmios e bonificações conforme os seus desempenhos.
Assim, promoverá a diversidade e a equidade no local de trabalho, considerando, sempre, o potencial dos seus colaboradores.
3. Crie programas de treinamento que promovam a diversidade e a equidade
Quando você promove treinamentos em diversidade e equidade ajuda seus funcionários a compreenderem como o preconceito afeta as relações no ambiente de trabalho.
Em vista disso, eles passam a entender melhor diferentes estilos de comunicação, começam a atentar-se para questões de identidade e tendem a se tornar mais pacientes diante de conflitos. Pois, adquirem a consciência que lhes permite associar essas diferenças, colocando-as em outras perspectivas, que fogem ao simples conceito daquilo que consideram certo ou errado.
Outra vantagem dos programas de treinamento consiste no fato de que podem abrir margens para a criação de novos cargos voltados à promoção da diversidade e da equidade na empresa.
Condição que possibilita a ampliação das políticas de diversidade dentro da organização, tornando-a uma referência para tantas outras, que continuam seguindo esse caminho a passos curtos.
4. Para promover a diversidade e a equidade, respeite feriados e comemorações de todas as culturas
Deixe de lado as suas crenças pessoais e aprenda a respeitar as manifestações e expressões de diferentes culturas.
Para isso, coloque essas celebrações em destaque no calendário da empresa e respeite as datas nas quais os funcionários precisarão se ausentar por motivos religiosos ou culturais.
Os adventistas são um exemplo muito claro disso. Muitas empresas liberam as pessoas adeptas dessa religião antes do entardecer de sexta-feira e no sábado, pois compreendem que para eles, esses dias/horários são sagrados.
Portanto, seja flexível. Antes de julgar ou retrucar, considere a cultura e a religião do seu funcionário, compreenda a relevância da data e se possível, forneça opções para que ele cumpra as horas que ficou devendo em outros dias e horários.
Agindo dessa maneira, promoverá a diversidade e a equidade no local de trabalho e criará um ambiente onde todos os seus funcionários se sentirão aceitos e seguros.
5. Se deseja promover a equidade, misture suas equipes
Você cresce e aprende mais quando considera ouvir outras experiências, vozes e culturas.
E no ambiente organizacional isso não é diferente.
Quando misturamos diferentes realidades culturais em uma mesma equipe, nos distanciamos daqueles que nos são semelhantes, para adquirir novos conhecimentos através do compartilhamento de ideias com aqueles que são diferentes de nós. E isso contribui, e muito, para o nosso desenvolvimento.
Afinal, encaminhamos nossas discussões para perspectivas mais abrangentes e aprimoradas e com isso, criamos soluções mais criativas para os nossos projetos.
Então, se deseja promover a diversidade e equidade na sua empresa, incentive a colaboração e a inovação, inspire novos pensamentos e agrupe pessoas com idades, vivências, culturas e perspectivas diferentes.
6. Para promover a diversidade e a equidade, forneça feedbacks contínuos aos seus funcionários
Mesmo com a adoção de diferentes medidas em prol da diversidade, é muito comum que ainda surjam casos que comprovem o preconceito de alguns funcionários.
Sendo assim, quando você fornece feedbacks contínuos se conecta com os seus colaboradores e permite que os mesmos expressem o que estão vivendo ou sentindo.
Dessa forma, toma conhecimento sobre as ações de cada setor da empresa e pode adotar estratégias para solucionar os mais diferentes problemas.
No que se refere ao preconceito e discriminação, o feedback individual também serve para orientar e conscientizar funcionários sobre hábitos e padrões de comportamento que não são aceitos pela organização.
Logo, você pode orientar seus líderes e gestores a praticarem a escuta ativa com os membros de suas equipes.
Assim, conseguirá promover a diversidade e a equidade no local de trabalho, eliminando comportamentos prejudiciais ao desenvolvimento da sua empresa.
7. Verifique sempre o progresso da sua empresa em termos de diversidade e equidade
Após definir as medidas e as novas políticas que serão adotadas pela empresa, é preciso ter paciência até chegar ao resultado esperado.
Mas, não enxergue a demora como uma consequência negativa. Pense que todo o seu esforço inicial ainda será adaptado e transformado ao longo do tempo mediante novas contratações e da adoção de novas estratégias de gerenciamento de pessoal.
Portanto, mantenha a sua empresa sob vigilância e exija levantamentos mensais que demonstrem o seu progresso. Observe a diversidade de suas contratações tanto em termos culturais, quanto em questões de gênero, orientação sexual e idade. Verifique, continuamente, se seus líderes e gestores estão seguindo as políticas estabelecidas no que se refere a bonificações, premiações e plano de cargos e salários. E, principalmente, esteja atento ao clima organizacional da empresa.
Ações eficientes em termos de diversidade e equidade no local de trabalho geram engajamento, aumento do desempenho e bons relacionamentos interpessoais.
Então, se esse já começou a ser um fato comprovado nos relatórios da sua empresa, parabéns. Esse é o sinal de que você já está no caminho certo e que, em breve, chegará a uma cultura organizacional cada vez mais justa, igualitária, inclusiva e com foco em resultados.
E agora me conta: O que faz para promover a diversidade e a equidade no local de trabalho?
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional