Segredos para equilibrar o trabalho e a vida familiar
Equilibrar o trabalho e a vida familiar é uma das tarefas mais difíceis que precisamos encarar quando nos tornamos adultos. Afinal, precisamos controlar o estresse gerado pelas exigências do dia a dia de trabalho para chegarmos mais leves em casa. E, muitas vezes, isso não acontece.
Principalmente porque somos dominados por um enorme cansaço e ao chegarmos em casa, só desejamos descansar. Ou, seguindo outra perspectiva, estamos tão preocupados com o que nos aguarda em casa que não damos a devida atenção ao nosso trabalho. Considerando estas duas observações, dessa forma, deixamos de desempenhar com eficiência nossos papéis, tanto em casa como no trabalho.
Logo, equilibrar o trabalho e a vida familiar pode gerar uma grande confusão de prioridades, que acaba desgastando nossos relacionamentos em casa e também nosso desempenho no trabalho.
E, acredito que em algum momento isso já tenha sido um problema para você também. Pois, vivemos em uma sociedade onde o mais importante é a produtividade. Portanto, se você já sofreu alguma doença pelo excesso de trabalho que teve como consequência, o desgaste do seu relacionamento familiar, você com certeza já sofreu com o grande mal dessa era.
Mas, ainda existe a chance da cura e lhe garanto que é possível sim chegar ao equilíbrio. Por esta razão, logo abaixo seguem algumas dicas para ajudá-lo a começar.
1. Mantenha o foco no equilíbrio e transforme-o em uma prioridade
Equilibrar o trabalho e a vida familiar é um processo longo, que exige muito foco e dedicação. Sendo assim, você deve sempre manter em mente que o objetivo final é manter o equilíbrio. Em outras palavras, deve dar a si mesmo a oportunidade de controlar e chegar ao centro do seu próprio equilíbrio.
Isso se refletirá nas escolhas que irá adotar de hoje em diante. Por exemplo, ao definir que deseja ter uma família, avalie seu financeiro e verifique o tamanho que tornaria sua vida mais confortável. Caso já tenha uma família grande, estabeleça regras para manter o controle e determine tarefas para todos os filhos. Lembre-se: uma casa organizada, é uma casa harmoniosa.
Quando for escolher um trabalho, direcione seus objetivos visando tarefas que sejam desafiadoras, mas que não te levem ao desgaste. Afinal, de nada adianta ter um super salário se você mora no escritório e vive constantemente cansado.
Opte por horários de trabalho mais flexíveis e reserve um tempo maior para a realização de atividades em família.
Equilibrar o trabalho e a vida familiar não é uma tarefa fácil, mas com o devido esforço, tenho certeza que você consegue.
2. Mantenha um diálogo aberto com a sua família
O equilíbrio não depende só de você. Portanto, converse com a sua família e tente entendê-los ouvindo a opinião deles sobre os relacionamentos em casa.
Explique como é o seu trabalho, com quais exigências precisa lidar no dia a dia e deixe-os cientes sobre o que você faz. Não tenha medo de perguntar se está deixando de fazer alguma coisa, nem se sinta ofendido ao apontarem o que esperam de você.
Além disso, mostre que deseja encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida familiar e peça sugestões a eles. Assim, ao compreenderem suas demandas e obrigações diárias, seus filhos e cônjuges, entenderão quando você precisar ficar até mais tarde no escritório ou for selecionado para trabalhar aos sábados.
Mantenha uma comunicação ativa ao longo de sua vida e perceba os benefícios que isso trará para o convívio em família.
3. Ao sentir-se sufocado, peça ajuda
Talvez você esteja com um grande projeto que precisa ser finalizada em um prazo extremamente curto ou esteja concorrendo a uma promoção no trabalho. Seja devido ao primeiro caso, ao segundo ou a qualquer outro caso, você pode sim pedir por ajuda.
Nem sempre conseguimos manter o equilíbrio dia após dia. Sendo assim, não há nada de errado em pedir que um amigo ou familiar lhe ajude com tarefas simples, como por exemplo, buscar seus filhos na escola.
Aqui você pode negociar também com amigos que tenham filhos, combinando que levará as crianças na escola e buscará a partir da próxima semana, enquanto nesta a tarefa fica a cargo de um determinado pai ou mãe. Ou ainda, combinar dias em que seus filhos ficarão com um amigo ou familiar até o horário do final do seu expediente de trabalho.
Enfim, avós também podem ajudar bastante nesse sentido. O importante é escolher pessoas em quem realmente possa confiar, garantindo algum tipo de compensação.
Se a pessoa realmente se importar com o seu bem-estar não se negará a ajudar.
4. Estabeleça limites para equilibrar o trabalho e a vida familiar
Quando você estabelece limites, consegue controlar melhor a relação entre vida profissional e vida pessoal. Pois, protege seu trabalho dos problemas enfrentados em casa, e sua família do estresse gerado pelo trabalho.
Determine, por exemplo, com a sua família regras como a proibição do celular durante as refeições. Assim, você não atenderá chamadas de trabalho e nem sua família navegará na internet. Dessa forma, terão tempo para conversar e para fortalecer laços por meio da troca de informações e experiências.
O mesmo pode ser feito no ambiente de trabalho. Peça para que não liguem para a sua empresa e defina horários durante o intervalo para atendê-los usando o seu telefone pessoal.
Com estas duas simples mudanças você conseguirá demonstrar para a sua família que eles são a sua prioridade, ao mesmo tempo em que, manterá seu foco no trabalho durante todo o expediente.
5. Para equilibrar o trabalho e a vida familiar aceite que às vezes tudo pode desiquilibrar
É preciso aceitar que nem tudo pode ser previsto e às vezes pode ocorrer um problema ou urgência que coloque o trabalho frente à família ou vice-versa.
Isso acontece principalmente quando algum familiar é acometido por uma doença ou quando você precisa ficar até mais tarde no escritório para finalizar um projeto. Seja no primeiro ou no segundo caso, uma prioridade passará por cima da outra e é normal que seja assim.
O que não podemos permitir é que trabalho ou família sempre se sobressaiam um sobre o outro, transformando isso em um hábito. Afinal, a ideia é buscar equilibrar o trabalho e a vida familiar de uma maneira saudável, sem prejudicar nenhum dos dois, garantindo sempre o bem-estar de todos.
Portanto, ao perceber que a balança começou a desalinhar, quando todas as questões mais urgentes estiverem resolvidas, ajuste-a novamente para o centro.
Sua família, seu trabalho e sua saúde física e emocional agradecem.
E quanto a você: Consegue manter eficientemente o equilíbrio entre trabalho e vida familiar?
Me conta nos comentários!