Como ativar seu senso de merecimento?
Ativar seu senso de merecimento não é uma ação que gera frutos de forma instantânea. No entanto, é a melhora forma de nos conectarmos com quem somos e com o nosso propósito.
Por essa razão, eu acredito que esse é um esforço que vale muito a pena. Logo, deve ser um objetivo presente nos planos de qualquer indivíduo.
Mas, agora lhe pergunto:
Você sabe o que é senso de merecimento?
O senso de merecimento é, em suma, a crença fundamental de que você merece receber o melhor da vida.
É ter, portanto, a convicção de que você é digno de amor, de felicidade, de sucesso e de abundância, em todas as áreas que lhe cabem.
Contudo, aqui devo destacar que, muitas pessoas, mesmo que não percebam, lutam diariamente para cultivar e manter esse senso de merecimento, porém, quando não alcançam essa meta, podem sofrer uma série de desafios emocionais e comportamentais.
E essa passa a ser a causa principal de danos seríssimos para a saúde mental.
Afinal, desenvolver um senso de merecimento saudável é essencial para viver uma vida plena e satisfatória.
Principalmente porque quando você acredita que merece o melhor, é mais propenso a tomar decisões que o levem na direção dos seus objetivos e a aceitar oportunidades que tragam felicidade e realização.
Então, se está se questionando sobre o que deve fazer para ativar e fortalecer seu senso de merecimento? Aqui estão algumas estratégias poderosas que, eu acredito, que poderão te ajudar.
1. Para ativar seu senso de merecimento pratique a autoaceitação
Você está feliz com quem é? Sente-se bem ao observar sua imagem no espelho? Acredita que é uma pessoa dotada de dons e habilidades?
Pois é, por mais que você possa tentar evitar encarar a si, é fato que, aceitar quem você é, incondicionalmente, com todas as suas falhas e imperfeições, é o primeiro passo para cultivar um senso de merecimento saudável.
Em vista disso, considero essencial que você comece, desde já, a elencar suas principais qualidades e a agradecer a Deus por tudo que é, conquistou e ainda poderá conquistar no futuro.
Para tanto, observe a sua imagem refletida no espelho todas as manhãs e firme o compromisso de reconhecer suas qualidades únicas, valorizando suas experiências de vida e também a sua aparência, pois são esses elementos, em conjunto, que moldaram o ser único e especial que você é hoje.
2. Para cultivar seu senso de merecimento desafie suas crenças limitantes
Todos nós, em algum momento, precisamos ou precisaremos enfrentar nossas crenças limitantes.
Nesse contexto, não me refiro somente a crenças com um grande peso, como aquelas geradas na infância, mas também a crenças menores, vindas de experiências breves da vida cotidiana.
Pois, independentemente do tamanho, toda crença limitante gera conflitos internos que inibem, em algum ponto, a nossa evolução.
Logo, questionar essas crenças e substituí-las por pensamentos mais positivos e capacitadores é essencial para fortalecer nosso senso de merecimento.
3. Para ativar seu senso de merecimento pratique a gratidão
Reconhecer e apreciar as bênçãos presentes em sua vida é uma maneira poderosa de cultivar um senso de merecimento.
Sendo assim, minha sugestão é que adquira o hábito de agradecer todos os dias por todas as pequenas coisas que a vida lhe dá.
Por exemplo, ao observar uma árvore frutífera com flores no jardim, agradeça por ter a chance de ter essa bela visão, pela sombra que ela fornece e até mesmo, pelos frutos que ela gerará tão em breve.
Se possível, mantenha um diário de gratidão e escreva regularmente sobre as coisas pelas quais você é grato, sejam essas coisas grandes ou pequenas. E, também, agradeça pelas pessoas que fazem parte da sua vida e pelas experiências vividas ao lado delas.
Dessa forma, reforçará a ideia de que você merece todas as coisas boas que acontecem em sua vida e será sempre recompensado com novas coisas, pessoas e acontecimentos.
4. Para ativar seu senso de merecimento defina limites saudáveis
Acredite… você não precisa dizer sim o tempo todo para ganhar a admiração e a confiança de outras pessoas?
Afinal, o que as pessoas que o admiram esperam é que você se respeite o suficiente para agir conforme suas vontades, sendo você mesmo.
Por essa razão, sempre digo a todos que me procuram por qualquer que seja o motivo que, aprender a dizer não quando necessário e estabelecer limites saudáveis com os outros, é fundamental para reforçar seu senso de autovalorização.
Portanto, para ativar seu senso de merecimento, respeite suas próprias necessidades e prioridades, e não tenha medo de se afastar de situações ou relacionamentos que não estejam alinhados com seu bem-estar.
Mesmo porque as pessoas que se preocupam e gostam de você entenderão seu posicionamento. O que faz do comportamento de todo o resto, algo irrelevante para a sua vida.
5. Para ativar seu senso de merecimento invista em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
Quanto mais você se conhece, mais fácil se torna reconhecer e aceitar suas próprias necessidades e desejos.
Sendo assim, em vez de se desdobrar em dez para agradar todos a sua volta, pense primeiro em tudo que você quer para si mesmo.
Nesse cenário, avalie como está a sua relação com quem é, a sua intimidade com o seu “eu interior” e, em seguida, após obter respostas, estabeleça caminhos que facilitarão o seu desenvolvimento pessoal.
Para isso, defina um tempo na sua agenda para explorar quem você é, quais são seus valores e o que você deseja alcançar na vida. E sempre se questione sobre o seu progresso, comemorando cada etapa vencida.
Ademais, lembre-se: O autoconhecimento é a chave para cultivar um senso de merecimento autêntico. No entanto, ele só se concretiza quando você se esforça para melhorar sua relação consigo mesmo e com todos os elementos relevantes da sua vida.
6. Para ativar seu senso de merecimento pratique a autocompaixão
Trate-se com gentileza e compaixão, assim como você faria com um amigo querido.
Em outras palavras, mesmo diante de erros, olhe com carinho para você e aceite-se como é, considerando suas escolhas e também posicionamentos sobre o que considera relevante na vida.
Além disso, nunca se perca no caminho da autocrítica e tenha sempre em mente o fato de que você é humano e, assim como os demais, está sujeito a cometer erros e a enfrentar desafios.
Como alternativa, toda vez que começar a julgar ações e comportamentos que trouxeram resultados abaixo do esperado, pratique a autocompaixão e ofereça a si o mesmo apoio e compreensão que você ofereceria a alguém que ama.
Assim, aprenderá a ser mais humano consigo mesmo e jamais voltará a se martirizar por erros cometidos ou problemas que fogem do seu controle.
Pois bem… agora que conversamos um pouco sobre estratégias para ativar seu senso de merecimento, me conta:
Está feliz com quem é? Em qual destes aspectos você precisa melhorar?
Divida comigo a sua opinião!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional