Product-Market Fit (PMF) é um termo criado por Marc Andreessen que relaciona o sucesso de se estar inserido em um bom mercado com um produto que seja bom o suficiente para suprir as necessidades deste mercado. Neste contexto, quando o mercado e o produto são bons, o retorno torna-se praticamente imediato. Por outro lado, caso um ou outro seja ruim, a relação não perdurará, acarretando em perdas financeiras no curto prazo e na falência da empresa, já no início do processo.

O termo foi criado tendo como base a atuação das Startups, mas pode ser muito útil para a avaliação de outros negócios que buscam inserir-se no mercado de maneira mais eficiente e rápida, através da compreensão daquilo que o público espera receber e o que, de fato, está recebendo.

Mesmo porque, você pode notar quando o seu Product-Market Fit não está sendo eficiente pelas respostas que recebe do público que o consome. Se o público não espalha informações através do boca a boca, se as vendas não estão crescendo rápido, se a imprensa não fala à respeito (tratando-se de um alto investimento) ou se a comunidade não espalha a notícia (quando o produto abrange um pequeno mercado) e se os negócios não estão sendo fechados imediatamente, é sinal de que os seus clientes não enxergam valor no seu produto. Portanto, há uma ineficiência entre produto oferecido e necessidades dos clientes.

Por outro lado, quando a relação é bem estabelecida, você é capaz de perceber o quanto a demanda afeta a sua oferta dentro do mercado. Se o crescimento é rápido e exponencial, os clientes passam a procurar o seu produto, indicam para outras pessoas, e o dinheiro começa a aparecer na conta da empresa, possibilitando novas contratações e o aperfeiçoamento da produção. O seu negócio cresce conforme aumenta o interesse e a busca por aquilo que você produz.

E é este ajuste que precisa ser realizado antes mesmo do início das operações. Para tanto, Marc Andreessen cunhou dois termos que indicam as duas fases de implementação do PMF: Before Product-Market Fit (BPMF) e After Product Market Fit (APMF).

Na fase de BPMF o mais importante será sempre encontrar uma forma de realizar o ajuste do PMF, mesmo que para isso seja necessário reavaliar o seu público-alvo, desmontar, recriar ou desfazer e refazer o seu produto, ou ainda dizer não para os clientes que você não quer e sim para todos aqueles que você quer, definindo novas estratégias para chegar até eles.

Porém, caso já esteja inserido no mercado, e esteja na fase APMF, a melhor opção será sempre verificar como está o funcionamento das suas operações internas relacionando-as com os seus resultados externos. E isso inclui as mais diferentes variáveis, de acordo com a estrutura da sua organização, podendo abranger desde políticas de contratação e RH até seu planejamento de vendas e marketing. Se você já tem um produto e um mercado que o absorve, só precisará manter tudo organizado, definindo o quanto quer crescer, em qual prazo e sob qual estratégia. Mas para isso, é indispensável encontrar o equilíbrio do seu PMF.

O PMF, segundo seu criador, pode gerar mais perguntas do que respostas e sempre exigirá uma análise cuidadosa dos mais diferentes fatores, tais como: Como avaliar os mercados tratando-se de tamanho e qualidade? O que fazer se meu produto for bom, mas o mercado ruim ou vice-versa? Como fazer um produto encaixar-se perfeitamente em um mercado? Enfim…

Em suma, será o seu estudo do mercado e do produto que trará cada uma das respostas, portanto, antes de iniciar um negócio, é sempre importante atentar-se ao perfil do seu público-alvo para ter a certeza de que seu produto satisfaz as necessidades do mercado no qual você deseja disponibilizá-lo. E esta será uma discussão que retomaremos mais à frente.

E quanto a você: Conhecia este termo? Já fez uso desta técnica visando organizar as estratégias de venda do seu negócio? Utilizou o PMF antes ou depois da criação da sua empresa? Me conta nos comentários!

Fonte: https://pmarchive.com/guide_to_startups_part4.html

productmarketfit hashtagajustedepreços hashtagnegócios hashtagbusiness hashtagempreendedorismo hashtagsirleimstocchero